quinta-feira, 3 de maio de 2018

Documentário: Food Inc, 2008, por Robert Kenner


O documentário Food Inc apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão a comprar ou ingerir.

A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada num cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano. O filme foi produzido e dirigido por Robert Kenner.

O documentário retrata a indústria alimentar americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar às prateleiras de mercados e às nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormonas e antibióticos nos animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados nos nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação. O documentário também aborda o facto de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes.

Sem comentários: