sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Como se tornar um minimalista. Assista o documentário.


Na nossa sociedade moderna, o consumo se tornou sinónimo de sucesso. Sempre arranjamos desculpas para agregar mais e mais produtos materiais para nossas vidas. Afinal, trabalhamos tanto, merecemos “tal coisa”, certo? Mas até que ponto o consumo realmente traz felicidade? É aqui que entra a tal ideia de minimalismo.

Dois amigos de infância, Joshua Fields Milburn e Ryan Nicodemus, fizeram esse questionamento e resolveram testar a vida com pouco – muito pouco! Juntos lançaram o blog que chamaram de The Minimalists, ou Os Minimalistas em tradução livre. O objetivo é espalhar a ideia de que menos é mais, que abrir mão de bens materiais ajuda o ser humano a cultivar melhores relacionamentos e viver de forma mais significativa.

Além de economizar tempo e dinheiro, a dupla conseguiu ampliar muito o público do blog, que interagia de forma muito ativa com o conteúdo produzido. Todo mundo estava atrás de uma coisa: conselho para conseguir focar nas coisas que realmente importam na vida. Com isso, resolveram produzir um documentário, que ganhou o título de “documentário indie número um de 2016”.

Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes” é o nome da obra, que tem 78 minutos de duração. O filme acompanha a dupla em uma turnê para divulgar o livro recém lançado. Nas andanças pelo Estados Unidos, outras pessoas com mesmo perfil são entrevistadas, inclusive pesquisadores da psicologia que estudam as razões para as pessoas estarem em constante necessidade de consumir mais. Todos os personagens procuram significado por meio da simplicidade.
Só precisa de uma unidade de cada objeto que tem em casa. 

Arquitetos, jornalistas, viajantes, escritores, pais e empresários são alguns dos personagens que participaram no filme. Assista o trailer abaixo:

Sem comentários: