quarta-feira, 14 de junho de 2017

Voluntários portugueses promovem a maior operação de limpeza de lixo marinho do mundo

Portuguese volunteers promote the world's largest marine waste cleaning operation!

A bacia atlântica – que abrange as costas da Europa, África, América do Norte e do Sul – foi alvo da maior limpeza de lixo marinho do mundo no dia 11 de junho de 2017. A data foi escolhida em memória de Jacques-Yves Cousteau e do seu contributo para o conhecimento e paixão pelos oceanos: Cousteau faria 107 anos neste dia, que é além disso um domingo, dia da semana em que o oceanógrafo francês nasceu.


A iniciativa foi promovida por um grupo de voluntários baseado na ilha açoriana do Faial, ‘No More Plastics For The Azores’  e que tem já realizado diversas atividades de limpeza de praias e ribeiras no arquipélago, bem como ações de sensibilização junto da população local, incluindo projetos com câmaras municipais, escolas e outras organizações regionais.

Chega de Plásticos nos Açores!

Para esta mega-operação, diferentes organizações voluntárias nos Açores, Portugal continental, Madeira, Bermuda, Espanha, Holanda, África do Sul, Brasil, Cabo Verde, Caraíbas, Canárias, Estados Unidos da América, Reino Unido e Irlanda – entre outros países banhado pelo Atlântico – coordenaram nesse dia  esforços para recolher todo o tipo de detritos não naturais depositados nas praias e costas atlânticas.

“O objetivo é envolver comunidades, cidadãos e organizações cívicas de todo o universo Atlântico, chamando a atenção para a problemática do lixo marinho, uma preocupação comum e partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo”, disse Henrique Ramos, um dos promotores da iniciativa.
“Há milhões de toneladas de plástico que vão parar aos oceanos anualmente”
“São o agente mais perigoso e cada vez mais presente nos mares de todo o mundo, tendo já entrado na cadeia alimentar na sua fase mais crítica – na base. Daqui até ao prato onde o ser humano se alimenta, é um acumular crescente de microplástico que em nada beneficia a saúde humana”, assinala.

O grupo ‘No More Plastics For The Azores’ (que também tem pagina no Facebook) , bem como as associações congéneres em todo o mundo, realizam ações de limpeza contínuas ao longo do ano mas, “com esta iniciativa coordenada e global, pretendemos chamar a atenção do público em geral para a premência de soluções no combate a este flagelo global”, conclui Henrique Ramos.

Fonte: PT Jornal, 

Sem comentários: