sexta-feira, 12 de maio de 2017

Sobre a Caça- opinião de Alexandra Pereira

Pelo direito ao habitat e à vida de todos os seres. Mais respeito pelos Animais.


Fiscalizo alojamentos de animais. Sou coordenadora técnica de um canil municipal que recolhe cerca de 3000 animais ano. Vivo no campo. Sou contra a  caça.
Sou contra a caça porque:
- muitos dos animais que dão entrada no canil municipal são cães de caça, vitimas de maus-tratos e abandono;
- no âmbito das fiscalizações a alojamentos de animais e durante a campanha de vacinação antirrábica assisto às más condições de alojamentos, de transporte e de tratamento a que estão sujeitos os cães usados para a caça;
-recolho muitos gatos, vivos e mortos, com o corpo cravado de chumbos;
-são-me familiares as expressões: “este não chip porque ainda não o experimentei e se não prestar já não volta” ou “ esse dei-o a um amigo meu, que o deu a outro amigo…” ou “venho entrega-lo porque já não serve para caçar”;
- chovem os pedidos de vacinas antirrábicas administrativas porque a “vacina da raiva tira o faro dos cães”;
- é frustrante e contranatura viver com os solos impregnados por chumbos;
-é revoltante assistir ao dizimar de tudo quanto é animal. Dificilmente a invasão de rolas turcas e a febre hemorrágica dos coelhos conseguem explicar o corpo coberto de chumbos das “minhas” águias, dos “meus” texugos e das “minhas” raposas. Nem o desgraçado do javali que coçava o rabo nas portadas do meu quarto escapou à última época venatória!
- é assustador ter indivíduos armados a rondar a minha casa. E não me venham falar do rigor da atribuição das licenças de uso e porte de arma que eu saco já dos últimos autos de ocorrência da GNR onde se dá nota da presença de crianças com idade inferior a 10 anos, de caçadeira na mão, não vigiadas pelo respectivo progenitor, a rondarem a minha vedação!
- é confrangedor ouvir os chorrilhos de disparates dos “entendidos em tudo e mais umas botas” que tentam desesperadamente justificar aquilo que é injustificável independentemente do ângulo de análise (preservação das espécies, saúde púbica, bem-estar animal...).

Sem comentários: