terça-feira, 16 de agosto de 2016

Musica BioTerra: ‪Árabe Andalusa - Waṣlah de maqām ḥijāz (Alepo, Siria)‬


Muita informação detalhada disponível sobre este álbum e o que são as  Moaxaja . Saliento este tema:
Muwashshaḥa: "yā ghuṣayna-l-bāni" (0:00) - (3:15)

Música: Sayyid Darwish (1892-1923)
Texto: Anónimo.

maṭla:
Oh, rama del árbol de la moringa (la amada), me siento perplejo.
Ah, desearía que supieras que estoy loco de amor por tí.

bayt:
Mis penas aumentan a causa de mi amor espiritual,
me siento frustrado, guardaré mi secreto.

Foto por Viajeros Cetteros
Alepo (em árabe: حلب, transl. ˈħalab; em turco Halep) é uma cidade no norte da Síria, sendo a maior cidade do país, capital da província homônima. A província se estende em torno da cidade, cobrindo uma área de 18 482 quilómetros quadrados, e abrangendo uma população de mais de 5 315 000 habitantes (estimativa de 2008), o que faz dele a maior província da Síria em termos de população.

Alepo é uma das cidades mais antigas do mundo, tendo sido habitada desde o século XI a.C., o que é evidenciado pelos edifícios residenciais descobertos em Tell Qaramel. Ocupa uma posição comercial estratégica entre o mar Mediterrâneo e o rio Eufrates, e foi construída inicialmente sobre um pequeno grupo de morros que cerca um monte onde o castelo da cidade foi construído. O pequeno rio Quwēq  (قويق) cruza a cidade.

Durante séculos Alepo foi a maior cidade da Grande Síria, e a terceira do Império Otomano, depois apenas de Constantinopla e do Cairo. Embora esteja relativamente perto de Damasco em termos de distância, Alepo é diferente na sua identidade, arquitectura e cultura, todas marcadas por um contexto histórico-geográfico distinto.
Em 1986 foi declarada Património da Humanidade pela Unesco.

Mais informação detalhada na Wikipedia

Sem comentários: