segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Técnicas de meditação associadas ao budismo tibetano podem melhorar o desempenho do cérebro

Ciência Hoje
Ao contrário da crença popular, nem todas as técnicas de meditação produzem efeitos similares no corpo e na mente. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) demonstrou pela primeira vez que os diferentes tipos de meditação budista - nomeadamente os estilos Vajrayana e Theravada - suscitam influências qualitativamente diferentes na fisiologia e comportamento humanos, produzindo excitação e respostas de relaxamento respectivamente. 
Os pesquisadores descobriram que a meditação NUS Vajrayana,associada ao budismo tibetano, pode levar a melhorias no desempenho cognitivo.

O estudo realizado por Maria Kozhevnikov e Ido Amihai do Departamento de Psicologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da NUS foi publicado na revista PLoS ONE, em Julho de 2014.

Kozhevnikov e Amihai analisaram quatro tipos diferentes de práticas meditativas: dois tipos de meditações Vajrayana (Budismo Tibetano) práticas (de visualização de auto-geração-como-Divindade e Rig-pa) e dois tipos de práticas Theravada (shamatha e vipassana) . Recolheram respostas em electrocardiogramas e electroencefalogramas e mediram o desempenho comportamental em tarefas cognitivas, utilizando um grupo de pptatiicantes experientes Theravada da Tailândia e Nepal, bem como praticantes Vajrayana do Nepal.

Eles observaram que as respostas fisiológicas durante a meditação Theravada diferem significativamente das obtidas durante a meditação Vajrayana. A meditação Theravada produzia activação parassimpática aumentada (relaxamento). Em contraste, a meditação Vajrayana não mostrava qualquer evidência de actividade parassimpática, mas revelava uma activação do sistema simpático (excitação).

Os resultados mostram que os estilos de meditação Vajrayana e Theravada são baseados em diferentes mecanismos neurofisiológicos, que dão origem tanto a uma excitação ou resposta de relaxamento.

A meditação Vajrayana pode levar a uma dramática melhoria no desempenho cognitivo, podendo ser especialmente útil em situações em que é importante realizar uma perfomance ao melhor nível, como, por exemplo, durante uma competição ou estados de urgência. Os estilos de meditação Theravada são uma excelente maneira de diminuir o stress, aliviar a tensão e promover relaxamento profundo.

Sem comentários: