segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Descoberto Meteorito Contendo Moléculas Surpreendentes

Meteorito continha compostos orgânicos
Uma rocha espacial que caiu na Califórnia em 22 de Abril de 2012, deu aos cientistas uma visão sem precedentes da química complexa que provavelmente ocorreu durante a infância do sistema solar. 
Eles detalharam suas descobertas em 09 de Setembro na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências. Após analisarem os pedaços do meteorito, chamado de Moinho de Sutter, químicos da Universidade Estadual do Arizona, derreteram alguns minerais com ácido e observaram a presença de compostos orgânicos contendo enxofre e oxigénio, muitos dos quais nunca tinham sido identificados em meteoritos antes.
As moléculas provavelmente se formaram vários milhões de anos atrás, em condições semelhantes àquelas da Terra primitiva: quente e rico em água.
Meteoritos similares provavelmente caíram na terra primitiva e podem ter contribuído para o surgimento da vida, embora alguns considerem que eles iniciaram esse processo, não somente fizeram uma contribuição. Essa hipótese é chamada de panspermia e essa nova descoberta pode ajudar a compreender como os meteoritos podem ter contribuído para “caldo primordial” e o surgimento da vida na Terra.

Jonathan Lunine, cientista planetário da Universidade Cornell disse que “O estudo fornece uma pequena janela sobre o tipo de química que ocorreu na Terra durante a origem da vida”.

Esta rara oportunidade de analisar um meteorito recentemente caído, fez os pesquisadores refletirem sobre a abundância de materiais orgânicos que podem existir em rochas no espaço. A sonda OSIRIS-REx da Nasa, que deve ser lançada em 2016, retornará com uma amostra de um asteróide, há mais de 600 milhões de quilômetros de distância.

Fonte: Science News

Sem comentários: