quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pesticidas na comida: Portugal acima da média europeia


Não é novidade...cada vez mais as aves, os batráquios e os insectos (em particular as abelhas e borboletas) e além dos peixes de rio, há muito que estão em risco de vulnerabilidade e alguns passaram para estatuto de vias de extinção...só chegando ao Homem, já é tarde demais.

Portugal é um dos países europeus mais vezes referido num relatório sobre resíduos de pesticidas nos alimentos, divulgado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). O estudo, referente ao ano de 2010, abrange 29 países europeus – os 27 da UE e ainda Noruega e Islândia – e dá conta dos testes feitos a 12,168 amostras de onze tipos de frutas e legumes e alguns produtos derivados.

O relatório aponta valores em consonância com as normas europeias para 97,2 por cento dos casos testados, e sustenta que 99,6 por cento das amostras não apresentam riscos para os consumidores. Portugal é um dos cinco países onde a média de amostras acima dos valores permitidos superou os 3 por cento: os restantes são Eslováquia, Chipre, Malta e Eslovénia.

Sem comentários: