quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Geógrafo


Os geógrafos são profissionais que estudam a Terra. Mas como é isso? Eles sabem tudo sobre o revelo, o clima, a vegetação e os rios que constituem o nosso planeta. Mas não é só isso! Também estudam economia, a distribuição geográfica populacional, as divisões políticas entre os países, as diferenças culturais e muito mais. Pesquisam como as comunidades e habitantes se relacionam com o meio em que vivem! Os geógrafos exercem um papel muito importante actualmente, cuidando do nosso planeta e auxiliando no planeamento urbano, no manejo de recursos naturais, no planeamento da construção de barragens e pólos industriais, que são fundamentais para a sociedade, mas que exigem responsabilidade para que o impacte ambiental seja o menor possível. 

Algumas das actividades exercidas pelos geógrafos:
.Ensino: lecciona no ensino básico, secundário e superior. . 

.Planeamento urbano: planeia o crescimento e desenvolvimento de uma determinada região ou município. 

.Geografia física: estuda os aspectos físicos da Terra, como clima, solo e vegetação.

.Geografia humana: interpreta os dados sociais e económicos de uma população. Planeia a ocupação de áreas urbanas e rurais. 

.Geopolítica: analisa a relação entre espaço geográfico e a organização econômica, política e social de uma região, país ou bloco de países. 

.Meio ambiente: estuda os ecossistemas e previne impactos ambientais causados pela ocupação de terrenos. Faz o manejo de bacias hidrográficas.

.Ordenamento territorial e urbano: organização dos espaços urbanos ou rurais para a instalação de pólos industriais, barragens e outras grandes obras. 

História 
Os chineses foram os primeiros geógrafos dos quais se tem notícia. O primeiro compêndio geográfico da China foi elaborado no século IV a.C. e uma enciclopédia geográfica chinesa de 200 capítulos data de 993 d.C.

Sem comentários: