quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cortina Verde da Kyocera com passo-a-passo (em Inglês)

Você já ouviu falar na KYOCERA?
Pois bem, trata-se de um conglomerado com 60 fábricas no Japão.
Pensando em proporcionar conforto térmico ao seus funcionários e de forma a diminuir o consumo de energia usada com sistemas de refrigeração, a empresa instalou essas cortinas verdes que reduzem até 15 graus no interior da construção. 

19 de Junho de 2009
29 de Junho de 2009


29 de Julho de 2009

A ideia deu tão certo que já instalaram em outros 12 locais, com planos de beneficiar outras fábricas do grupo.



Outra vantagem bacana é que eles usaram plantas de cabaça azeda (bitter gourd, uma iguaria japonesa) ou feijão, que é colhido e servido aos funcionários nos restaurantes das fábricas.

Colhendo...



E no prato dos funcionários!
Podemos plantar maracujá ou outras espécies, nativas ou não, que gerem frutos ou legumes. Que tal? Se você estiver pensando que ter uma igual a essa na sua casa ou empresa é algum bicho de sete cabeças, enganou-se. A ideia, além de bárbara, é de quebra facílima de fazer!

Uma das formas sugeridas para instalação da cortina verde.

Basicamente você vai precisar de sementes ou mudinhas, terra adubada, uma rede de nylon com trama grande, estacas de madeira e algumas buchas com parafusos. Dependendo do tipo de trepadeira que usar, você ganhará em cerca de dois meses uma linda cortina verde, que vai reduzir o calor no ambiente e a sua conta de luz também, vai complementar a alimentação da sua família e ainda por cima embelezar o seu imóvel.

Se ficou animado, você pode até conferir tudo isso no no site da própria KYOCERA, onde pode tirar ideias do tipo faça-você-mesmo (em Inglês).
E então, mãos à obra!?

Sem comentários: