quarta-feira, 13 de julho de 2011

Obra de Vladimir Dimitrov


Já que não posso viajar até à Bulgária, vem a Bulgária até a mim
Vladimir Dimitrov - Maistora (1882 - 1960), foi um pintor búlgaro, desenhista e professor. Ele é considerado um dos mais talentosos pintores do século 20 búlgaros e, provavelmente, o estilista mais notáveis ​​na pintura búlgara na era pós-Guerra Russo-Turca. Seus retratos e composições têm cor expressiva, idealista e alta qualidade da imagem e da força simbólica .

Vladimir Dimitrov nasceu em Frolosh, perto de Kyustendil e começou a sua carreira como balconista. Em 1903 ele matriculou-se na Escola de Desenho em Sofia, onde tinha sido chamado de Master (Maistora) pela primeira vez. Em 1922, ele conheceu o americano John Crane em Roma e vendeu-lhe muito do seu trabalho para os próximos anos.

Vladimir Dimitrov era um artista que incluiu cores vivas dentro de sua arte e hoje se considera sua obra um tipo fauvista mais do qe expressionista.

4 comentários:

Fada do bosque disse...

Olá João!
Vê esta notícia não noticiada:
instauração do Nazismo nos EUA

Fada do bosque disse...

Já agora este site;
http://www.youtube.com/user/BrasiLIndomaveL

João Soares disse...

Olha, Helena, infelizmente não é preciso ir longe. Aqui em Portugal, professores que ficaram sem horário na escola têm mesmo que concorrer e agora durante o período de férias senão serão exonerados. É o meu caso. Eu, que já tenho 19 anos de serviço, Mestrado, com 7 anos numa Escola, intercalados, mas pelo menos há 3 na mesma escola e fiquei sem componente lectiva, porque muitas das actividades agora são não-lectivas.

Carlos Faria disse...

O pintor não conhecia, mas quando ouvi pela primeira vez um grupo de vozes búlgaras (não sei se o mesmo do vídeo) fiquei hipnotizado, gostei das obras, é evidente que o fauvismo está muito evidente nas pinturas, mas novamente me rendi-me às vozes.
Boa sorte para a carreira, já que para o ambiente ainda sou mais pessimista.