sábado, 4 de junho de 2011

Barragens: Nota de repúdio do Movimento Xingu Vivo Para Sempre sobre a Licença de Instalação Belo Monte (2 de Junho)


SERIA CÔMICO, se não fosse trágico: em plena semana do meio ambiente, às vésperas do Dia Internacional em Defesa da Amazônia, o Ibama concedeu a Licença de Instalação (LI) para a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte.

ESTA LICENÇA É CRIMINOSA. O Ibama admite que as condicionantes da Licença Prévia (LP) não foram realizadas. Estas condicionantes eram exigências para que a Licença de Instalação fosse emitida. Menos de 2% dessas obras foram concluídas.

TODO O PROCESSO é irregular. A licença foi concedida com base nas informações coletadas pelo Ibama, em vistoria realizada na região entre os dias 12 e 14 de maio deste ano.

A ÚLTIMA VISTORIA do Ibama foi guiada pela Nesa, sem nenhum tipo de controle externo e independente. Era a empresa e o governo regulando a si próprios. Não foi permitido à sociedade civil organizada, às comunidades ameaçadas e aos Ministérios Público Estadual e Federal acompanhar a vistoria. Em outras palavras, a vistoria do Ibama foi agendada, pautada e acompanhada pela empresa que está sendo fiscalizada, o que caracteriza claramente um conflito de interesses.
Continuar a ler aqui

 Mais Sítios

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá João

Também falei nisto hoje à tarde, entre outros crimes ambientais que se têm cometido no Brasil.

Se Portugal está a saque, o Brasil tem muito mais para saquear...

Bom Domingo... se possível

João Soares disse...

Sem dúvida, Manuela! Por outro lado o que será da conservação da Natureza e do desenvolvimento sustentável nacional sem um Ministério do Ambiente?
Beijinhos