quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

As minhas leituras- Stephen Jay Gould.1977. Darwin e os Grandes Enigmas da Vida



Este livro, escrito em 1977, foi o seu primeiro best-seller e traz uma colectânea dos artigos mensais que Gould escreveu para a revista Natural History Magazine. O tema central de seus ensaios é a teoria da selecção natural, criada por Darwin no século XIX. Este elegante produto do génio humano, que Gould equipara à produção de Newton e de Freud, desvendou a história da vida em nosso planeta.
Darwin e os Grandes Enigmas da Vida aborda temas como a história da Terra, a relação entre o tamanho do homem e sua inteligência, o mau uso da evolução para sustentar o racismo e o próprio processo de Darwin apresentar seu maior trabalho A Origem das Espécies. Seu estilo é magnífico. Os assuntos que desencava também. Um exemplo da qualidade de seus artigos é o curioso ensaio Sobre bambus, cigarras e a economia de Adam Smith, onde Gould nos mostra como a evolução faz uso de números primos para garantir a sobrevivência de algumas espécies. É o caso da chamada cigarra periódica, que para sobreviver, produz descendência superabundante e um ciclo reprodutor longo. O curioso é a duração do ciclo de reprodução: 17 anos. De 17 em 17 anos, milhões de crisálidas emergem do solo para cumprir seu destino de se tornarem adultas, se acasalarem, pôr ovos e morrer. Porquê 17 anos? O facto é que esta espécie tem mais hipótese de sobreviver com um ciclo de 17 anos (algumas espécies têm ciclos de 13 anos!), pois ele minimiza a possibilidade de seus predadores (cujo ciclo de vida é de 2 a 5 anos) conseguirem "sincronizar" seus ciclos e dizimarem sucessivas gerações de cigarras. Assim, a cada explosão de cigarras, muitas são abatidas pelos predadores, mas nunca o extermínio é suficiente para leva-las à extinção. Resultado: a espécie sobrevive!

Este livro é um bom início para conhecer a obra de Stephen Jay Gould [consultar aqui uma postagem no BioTerra sobre a vasta obra de Jay Gould] . Outros livros dele que recomendo são O Polegar do Panda, O Sorriso do Flamingo, Vida Maravilhosa e Dedo Mindinho e seus Vizinhos. É só começar e tu vicias-te em Gould. Vale a pena investir, o mundo está carenciado do bom exercício de pensar e Stephen Jay Gould é um mestre nessa arte.[por Ernesto Friedman, do blogue Polemikos, adaptado]

Sem comentários: