quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Planeta Terra 2009 está a chegar a Lisboa






Brochure/ Brochura Planet Earth in our hands

Download brochure (pdf, 1.2 MB)

O Planeta Terra nas nossas mãos (pdf)

Promovido pelo Governo Português, o Planet Earth 2009 será realizado em Lisboa, de 20-22 de Novembro de 2009. Este evento (PELE2009) manifesta não só os efeitos do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), durante o seu período de vigência, mas também as iniciativas que surgem do legado do Ano Internacional do Planeta Terra.

O Ano Internacional do Planeta Terra (IYPE) é uma iniciativa conjunta da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) e da UNESCO e foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU como o Ano Internacional das Nações Unidas para o Planeta Terra. O AIPT apelou aos decisores e ao público em geral, através de um grande número de eventos nacionais e internacionais ao longo do triénio (2007-2009), sobre como o conhecimento geocientífico em geral pode ajudar na construção de um planeta mais saudável e de uma sociedade mais próspera e global.

Após consultar um dos Comités Nacionais mais bem sucedidos – o Comité Nacional de Portugal – ficou acordado que Portugal seria o país anfitrião desse evento: Planet Earth Lisbon 2009 (PEL 2009).

O Presidente da República e vários Ministros do Governo Português apoiaram generosamente este evento. O Ministério da Economia e Inovação ofereceu as suas instalações para acolher o Secretariado do IYPE que irá funcionar como uma agência do Secretariado IYPE sedeado em Trondheim, na Noruega, sob a supervisão do Director-Executivo do Secretariado para o Ano Internacional do Planeta Terra.

O Planet Earth Lisbon 2009 pretende reunir cientistas, políticos e industriais para comemorar o encerramento do Triénio do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009), para avaliar os resultados do IYPE e, ainda para, olhando para o futuro, lançar novas iniciativas baseadas no legado do Ano. Este último objectivo irá dominar o Evento e reflecte-se no logótipo e no título do PEL 2009: Planeta Terra, Presente para o Futuro!

Além disso, o Planet Earth Lisbon 2009 pretende discutir três temas próximos da essência do IYPE e que são exemplo do Desenvolvimento Sustentável: Energias Renováveis, Gestão Sustentável de Solos e Recursos Hídricos, e Oceanos. Estes temas serão discutidos do ponto de vista político, científico e industrial. Por fim, ao convidar dois estudantes de cada um dos 80 países que constituíram Comités Nacionais para o IYPE, os organizadores do Evento destacam a importância das próximas gerações no cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Os convites para esta Celebração Mundial do Planeta Terra foi ainda estendida a todos os Chefes de Estado, Ministérios e membros das Nações Unidas, para além da já referida participação de 80 Comitês Nacionais para o AIPT e cerca de 160 estudantes de todo o mundo (2 por Comité Nacional).<
/div>



Sem comentários: