terça-feira, 24 de março de 2009

Dia Mundial da Tuberculose



É no dia 24 de março que se celebra o Dia Mundial da Tuberculose.

Origem da data

O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.


Tuberculose em Portugal

Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano. Os distritos urbanos são os mais afetados: 31% de casos novos são registados em Lisboa e 28% no Porto.

Sintomas

Tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.

Sem comentários: