segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Criança e Natureza - um novo projecto de Carlos Frescata


É evidente o crescente interesse dos pais em partilharem momentos agradáveis com os seus filhos, na Natureza.
Contudo, a nossa vida actual é de tal modo absorvente que muitas vezes não há tempo para recolhermos informação e planearmos um fim-de-semana ou umas férias interessantes.
Por outro lado, as escolas têm programas cada vez mais orientados para actividades no exterior, de temática ambiental.
No entanto, apesar de vivermos na sociedade da informação, se esta estiver dispersa é difícil saber o que há disponível, perdendo-se assim muitas oportunidades de valorizar a actividade pedagógica escolar.
Este guia pretende colmatar essa falta de informação em Portugal. O seu objectivo principal é reunir o máximo número possível de promotores que ofereçam actividades, acessíveis a crianças, de contacto e aprendizagem com a Natureza e sobre a relação próxima do Homem com esta.
Mais do que uma mensagem paternalista de lições de bom comportamento ambiental, pretende-se revelar quão valiosos são os momentos que pais e crianças podem usufruir em conjunto.
Os anos em que os filhos são crianças vão-se rapidamente, pelo que os pais devem ser apoiados, na redescoberta ou intensificação da alegria de viver que se constrói quando nos relacionamos com os elementos da Terra Mãe.
Criança e Natureza foi criado como um auxiliar dos pais para que esses raros momentos em que estão juntos com os filhos não sejam desperdiçados.
O primeiro número tem data de publicação prevista para o próximo mês, Março de 2009.

Sobre o Autor

Carlos Frescata chegou à China em 1992, numa viagem de investigação para o seu doutoramento em engenharia agronómica que concluiu no Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa), com trabalhos de pesquisa também na Holanda, Nova Zelândia e Califórnia.
Na China, conheceu a sua mulher, Cao Bei. Têm dois filhos, Carlos Nuno e Ana Bei.
Em 1996 fundou em Pequim aquela que foi talvez a primeira empresa 100% portuguesa neste país ― Beijing Biosani ― filha da sua empresa Biosani, de Palmela.
Em 2007 lançou a publicação Green China, visando estabelecer uma ponte de informação entre o Império do Meio e a Europa.
Empreende iniciativas ecologistas desde que, aos 15 anos, fundou um movimento ambientalista em Setúbal, sua terra natal. Durante a juventude, na década de 1980, viveu em aldeias kibbutzim de Israel e participou em projectos gandhianos universitários, rurais, na Índia.
Acredita que uma portugalidade universalista e intercultural é um privilégio dos portugueses e que na China conseguiu finalmente cumpri-la. Actualmente, tenta investigar a oportunidade para Portugal da iniciativa chinesa Fórum Macau, na sua vertente Brasil e Angola.

Sem comentários: