quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Balanço do Ambiente em 2008, feitos pela IUCN e Quercus, são inquietantes



Mamíferos e anfíbios estão a atravessar crise de extinção
Público, 06.10.2008 - 12h29 Ricardo Garcia

Os mamíferos e os anfíbios do mundo estão numa crise de extinção, diz a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). De acordo com a edição de 2008 da Lista Vermelha das espécies ameaçadas, divulgada hoje, há 1141 mamíferos em risco de extinção: cerca de 21 por cento das 5487 espécies conhecidas.

Pela primeira vez, a Lista Vermelha avaliou todas as espécies descritas de mamíferos. Mas, entre elas, há 836 para as quais não há dados suficientes para se saber se estão ou não ameaçadas. O número de mamíferos em perigo pode chegar aos 36 por cento do total.

Há 188 mamíferos criticamente em perigo de desaparecer, entre eles o lince ibérico (Lynx pardinus), que é utilizado pela UICN este ano como exemplo da actual crise da biodiversidade. Só em Espanha é que o lince ibérico tem sido avistado na natureza. Segundo um comunicado da UICN, a espécie tem uma população de 84 a 143 adultos e que continua em declínio.
Também os anfíbios atravessam uma séria crise de sobrevivência, segundo a UICN. Praticamente um em cada três espécies que existem no mundo corre o risco de se extinguir.
Mamíferos, anfíbios e aves são os únicos grupos de seres vivos cujas espécies identificadas estão avaliadas quase que integralmente na Lista Vermelha. O mesmo não ocorre com répteis, peixes, invertebrados e plantas.
No total, dos cerca de 1,6 milhões de espécies até agora descritas no mundo, apenas 2,7 por cento foram avaliadas pela Lista Vermelha. Destas, 38 por cento estão em risco de extinção.
Do resto pouco se sabe, sendo impossível fazer-se uma avaliação completa, por exemplo, das quase 300 mil plantas ou dos 1,2 milhões de invertebrados que se conhecem. Por isso, a UICN está a lançar um índice que funciona como uma espécie de Dow Jones (o indicador da tendência das bolsas norte-americanas ) para a biodiversidade. O índice SRLI (Sampled Red List Index) avalia a tendência de extinção dentro de um grupo a partir de uma amostra aleatória de suas espécies.
Na Lista Vermelha de 2008, Portugal aparece com 159 espécies em risco de extinção. A maior fatia refere-se a 67 espécies de caracóis da Madeira e Açores. A seguir, vêm 38 espécies de peixes. Há onze mamíferos em risco, dentre eles o lince.

Balanço da Quercus

Apesar do ano 2008 ter sido marcado por questões económicas, como a subida do preço do petróleo e a crise financeira, as questões ambientais não foram relegadas para o esquecimento.É cada vez mais unânime nas sociedades actuais que a melhoria do desempenho ambiental é também uma forma de combater os problemas sociais e económicos.Na verdade, a subida do preço do petróleo fez aumentar o investimento público e privado nas energias renováveis e, apesar de ter voltado a descer tão abruptamente quanto subiu, a sociedade já percebeu a necessidade de encontrar alternativas energéticas ao petróleo, não só pelos problemas ambientais que provoca, mas também pela volatilidade do seu preço nos mercados internacionais.
No entanto, apesar de 2008 ter sido o primeiro ano de cumprimento do protocolo de Quioto, para além dos efeitos decorrentes da subida do preço dos combustíveis, não se notou nenhum esforço acrescido para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa em Portugal.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Olhar para o céu 365 dias

Por John Dale
Uma colectânea de imagens sobre nuvens actualizadas do céu em Lisboa, mas podia ser em qualquer lugar.
Recorda-me o belo poema de Alberto Caeiro
 O meu olhar azul como o céu
 É calmo como a água ao sol.
 É assim, azul e calmo,
 Porque não interroga nem se espanta ...
 Se eu interrogasse e me espantasse
 Não nasciam flores novas nos prados
 Nem mudaria qualquer cousa no sol de modo a ele ficar mais belo... 
Finalmente, termino a postagem, divulgando ao público o excelente trabalho do sítio Planeta Ciência, excelente com mais materiais de estudo para Alunos.


domingo, 28 de dezembro de 2008

Balanço da Educação em 2008


Reportagem no Chile sobre a avaliação docente (Agosto de 2008). Repare-se também que aborda as contratações dos professores pelos munícipios!

Avaliadora Avaliada, por Mário Crespo [Jornal Notícias, 29/12/08]
Porque a realidade excede os meus dotes ficcionais, esta Ficha de Avaliação da Doutora Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, assenta nos critérios seguidos pelo seu Ministério incluindo, a terminologia usada na avaliação de docentes, o número de alíneas e a bitola de classificação.

Níveis de Pontuação: Mínimo 3, máximo 10.


A - Preparação e execução de actividades.
A - 1 Correcção científico-pedagógica e didáctica da planificação.
Classificação obtida - Nível 3
(Não efectuou as reformas previstas no Programa do Governo por falta de trabalho preparatório. As cenas de pugilato, luta greco-romana e intimidação por arma de fogo simulada nas áreas que lhe foram confiadas vão originar um aumento significativo da despesa pública com a contratação à Blackwater (por ajuste directo) de um mercenário israelita por cada sala de aula e dois nas salas dependentes da DREN).

A - 2 Adequação de estratégias.
Classificação obtida - Nível 3
(Não definiu linhas de rumo nem planos de acção que permitissem concretizar a missão delineada, usando como benchmarking nacional os parâmetros seguidos no sistema educativo da Faixa de Gaza.)

A - 3 Adaptação da planificação e das estratégias.
Classificação obtida - Nível 3
(Não obteve eficácia aferível em três anos de actividade, consumindo no processo a maior parcela de verba pública atribuída a um Ministério. Insistiu em manter o organograma dos seus serviços (em particular da DREN) inspirado no modelo das Tentações de Santo Antão de Jeronimus Bosh).

A - 4 Diversidade, adequação e correcção científico-pedagógica das metodologias e recursos utilizados.
Classificação obtida - Nível 3
(A observação empírica dos resultados é indiciária de um inadequado e/ou incorrecto aproveitamento de recursos disponibilizados em sucessivos Orçamentos de Estado em tal monta que fazem o BPP parecer uma operação rentável. Adicionalmente, o seu Ministério atingiu tal desordem que faz a Assembleia Geral do Benfica parecer um retiro de monges Cartuxos).

B - Realização de actividades.
Classificação obtida - Nível 3
(A avaliação conclui que à incapacidade da avaliada na promoção de clima favorável se junta a insuficiência de valências de conhecimentos gerais essenciais, como o atesta a confusão que fez a 23 de Junho de 2005 pp. em entrevista televisionada, falhando na distinção entre República e Governo da República. Isto deu novas dimensões ao Estatuto da Autonomia dos Açores e inspirou o Chefe do Estado a crescentes afrontas à vontade do Parlamento com graves e desgastantes consequências para o executivo.

Nas secções C e D da Ficha de Avaliação do Ministério da Educação, nos quatro subgrupos, a avaliada obteve oito classificações de Nível 3, pelo que, feita a média aritmética dos dezasseis parâmetros cotados lhe é atribuída a classificação geral de Insuficiente. Recomenda-se que sejam propostas à Doutora Maria de Lurdes Rodrigues as seguintes opções: integrar o quadro de mobilidade especial até colocação em Baucau; frequentar um curso das Novas Oportunidades e/ou filiar-se no Movimento Esperança Portugal; aceitar o 12º lugar na lista de espera para o próximo Conselho de Administração da FLAD; frequentar o curso de formação do INA - Limites da Autonomia Regional; ser animadora de As Tardes de Maria de Lurdes na RTP África; integrar a quota ainda disponível para antigos executivos socialistas na Mota Engil, Iberdrola ou BCP

Mercado negro dos portefólios, no Chile!


sábado, 27 de dezembro de 2008

Petição CES



POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE ALTA QUALIDADE E ACESSÍVEIS A TODOS
JUNTOS, EXIGIMOS SERVIÇOS PÚBLICOS QUE VÃO AO ENCONTRO DAS NECESSIDADES DAS PESSOAS E APELAMOS À COMISSÃO EUROPEIA QUE FAÇA PROGREDIR A LEGISLAÇÃO EUROPEIA.
[1]

EU ASSINO A PETIÇÃO

Os serviços públicos [2] são essenciais para a coesão social, económica e regional na Europa. Estes serviços devem ser de alta qualidade e acessíveis a toda a população. Até agora, as únicas opções para o desenvolvimento dos serviços públicos foram a privatização ou liberalização (nomeadamente em sectores como a Energia, os Correios e as Telecomunicações). É tempo de encontrar soluções diferentes!

Por estas razões, apelamos à Comissão Europeia para que proponha uma Legislação Europeia para os Serviços Públicos visando:

Dar prioridade ao interesse geral, consubstanciado nos serviços públicos;
Garantir que toda a população tenha acesso aos serviços públicos; Reforçar os serviços públicos de forma a garantir os direitos fundamentais dos cidadãos;
Garantir mais segurança legal, de forma a permitir o desenvolvimento sustentável das missões dos serviços públicos;
Confiar aos serviços públicos uma base legal sólida e, deste modo, imune em relação aos ataques ideológicos do mercado livre.

Linques

Porquê uma petição ?

Quem somos ?

Mais informação sobre os serviços públicos

Nós apoiamos

Notas

[1] A terminologia europeia emprega geralmente o termo “directiva” ou directiva-quadro” para designar a legislação.

[2] Na terminologia da União Europeia os serviços públicos são conhecidos como Serviços de Interesse Geral (SIG) e Serviços de Interesse Económico Geral (SIEG).


quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Educação Ambiental no Youtube: Peak Moment e Richard Heinberg, autor do livro Peak Everything


Richard Heinberg entrevistado pela equipa Peak Moment e adicionado em 22 de Junho de 2008.

Momento do Pico (Peak Moment) é uma série semanal apresentando perspectivas e iniciativas locais de auto-suficiência. Canal inaugurado em 17 de Setembro de 2007, em que Janaia Donaldson entrevista ou em passeios com os convidados, discutindo temas como conservação da energia, reduzir o caos climático e a incerteza económica e agricultura biológica.

Mais info

Página oficial de Richard Heinberg



terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A maior flor do mundo - curta-metragem Juan Pablo Etcheverry



Boas Festas a todos!


História para crianças (e adultos), escrito e narrado por José Saramago. Uma pequena curta-metragem cheia de símbolos e enigmas, para uma criança que cresce num mundo quebrado pelo individualismo, desespero e falta de ideais.História e vídeo universais.



segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Cartazes do Dia: publicidade criativa contra o aquecimento global e alterações climáticas


Em plena COPenhaga, eis uma nova, excelente e oportuna compilação de cartazes ecológicos, desta vez feita por Ivan Raszl (página pessoal). Escolhi alguns: celebridades, naturistas e alertas às emissões de GEE. Toda a colecção podes ver aqui
Já noutra postagem do BioTerra, apresentei uma excelente colectânea de cartazes promovidos pela WWF. Ver aqui

The Copenhagen climate conference is on the cover of all newspapers nowadays, so I thought it's time to revisit this topic and post all the cool new ads that appeared across the globe on the subject of global warming trying to educate and raise awareness, says
Ivan Raszl.
All colection here




















More creative ads here in another BioTerra´s post

domingo, 21 de dezembro de 2008

Boas Festas a todos


Um video ecoartivista, da minha autoria- agora um ano depois- e um poema de esperança, 40 anos depois!
Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano -
é vôo de um pássaro
é uma canção.

(Carlos Drummond de Andrade, Dezembro de 1968)

Vale a pena reler

Natal Alternativista

Dossiê Educação Ambiental e Espiritualidade



sábado, 20 de dezembro de 2008

Earth Spirit Action: A Deep Ecology Journey (curta-metragem da RainForest)



Earth Spirit Action, é uma nova curta metragem produzida e dirigida por Ruth Rosenhek da Rainforest Information Centre (Austrália), com intervenções de Starhawk, Vandana Shiva, Ruth Rosenhek, John Seed e Matthew Fox falando sobre Ecologia Profunda, Democracia e Revolução na Consciência num rápido movimento de discursos retratando o tipo de mudança que é urgente fazer para um futuro sustentável.

Um filme inspirador e estimulante, incluindo uma bela filmagem da natureza e um colorido leque de acções globais.



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Colapso Ecológico no Tibete


Tibetan plateau melts in the face of climate change , vídeo de 2006

Mary Stuart indicou-me esta notícia da EEN mais recente onde refere este colapso ecológico no Tibete.



quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ernest Haeckel

Scott Draves made this these bits are the building blocks I used the make the Kunstformen Dub tracks on the SPOTWORKS DVD. The alpha (transparency) channels in these PNG files are released under the attribution share-alike Creative Commons license. NOTE: only the full-resolution versions you get by clicking zoom have the alpha channel, the screen-resolution versions are jpg files. The original bits are from Ernst Haeckel.


Index image 1

Index image 2

Index image 3

Index image 4

Index image 5

Index image 6

Index image 7

Index image 8

Index image 9

Index image 10

Index image 11

Index image 12

Index image 13

Index image 14

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Balanço da Conferência de Poznan desanimadora

A Conferência de Poznan teve um balanço desanimador, apesar dos sinais físicos de alterações climática que estão à nossa volta.
Se não houver vontade política, o objectivo delineado em Bali e reforçado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, por AlGore, por cientistas do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas e por muitos Ministros de alguns países, não será atingido [refere a Quercus].
O fotógrafo americano Gary Braasch tem documentado imagens das alterações ambientais desde 1999. Entretanto o seu sítio tem melhorado imenso com vasta documentação e hiperligações.

A imagem da esquerda é de 1859 mostrando o glaciar Rhone em Valais, Suíça.
Em 2001 (menos de 150 anos!), o glaciar encolheu 2,5 km , e sua tromba deslocou-se cerca de 450 metros acima.

Saber mais:
Todas as COP, Informações e Encontros Internacionais (sítio da UNFCC)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O herbicida mais famoso da Monsanto contamina os lençóis freáticos

O herbicida da Monsanto, Roundup, o mais vendido em todo o mundo, contem o glifosato, o comprovado carcinogénico e agora um estudo recente comprova que contamina os lençóis freáticos.
The explosive study that confirmed the contamination effect of Monsanto’s Roundup was published in Analytical and Bioanalytical Chemistry last month, in which researchers discovered that 41% of the 140 groundwater samples taken from Catalonia Spain were actually above the limit of quantification. 

This means that glyphosate was actually not breaking down rapidly, despite Monsanto’s claims that the chemical would do so. Without the key ability to readily break down, it is apparent that glyphosate is polluting groundwater in alarming quantities, enough to pose a significant threat to the purity of drinking water wherever it is used.
Glyphosate is carcinogenic, genotoxicity, neurotoxicty, hepatoxicity, and nephrotoxicity. 
Glyphosate is classified by the the EPA as a Class III toxic substance, and can kill an adult in as little as 30 grams. Even more concerning is the fact that glyphosate, and Monsanto’s Roundup as a whole, have been linked to conditions such as: Hormonal disorders Lymphoma DNA damage Endocrine disease Skin cancer Kidney damage Liver damage [Fonte: Activist Post]

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A Educação Ambiental em Portugal: raízes, influências, protagonistas e principais acções


Entre muitos autores e artigos desta edição nº21 da revista Educação, Sociedade e Culturas, saliento o muito bom artigo do investigador em Educação Ambiental, José Ramos Pinto, disponível para descarregar aqui. Boas leituras.



domingo, 14 de dezembro de 2008

Somos o que semeamos - artigos científicos sobre efeitos dos transgénicos



Os Catalães da ONG Som Lo que Sembrem, compilaram e disponibilizam para consulta uma série de artigos científicos sobre efeitos dos OGM.

A acrescentar à enorme base artigos já compilados pela ONG Portuguesa, Plataforma Transgénicos Fora A bibliografia aumenta. Que risco que desejamos correr? E para o ambiente?

MON 810 i altres plantes Bt
Títol Autor/a Descàrrega
Intestinal and Peripheral Immune Response to MON810 Maize Ingestion in Weaning and Old Mice - 2008 Alberto Finamore finamore08.pdf
Biological effects of transgenic maize NK603xMON810 fed in long term reproduction studies in mice - 2008 Alberta Velimirov forschungsbericht_3-2008(1).pdf
Effects on health and environment of transgenic (or GM) Bt brinjal - 2009 Gilles-Eric Seralini SeraliniberenjenaIndia.pdf
New Analysis of a Rat Feeding Study with a Genetically Modified Maize Reveals
Signs of Hepatorenal Toxicity - 2007
Gilles-Eric Seralini Seralinietal2007.pdf
A three-year longitudinal study on the effects of a diet containing genetically modified Bt176 maize on the health status and performance of sheep - 2008 Massimo Trabalza-Marinucci Trabalzaetal2008Bt176ovejas.pdf
Evaluation of stress- and immune-response biomarkers in Atlantic salmon, Salmo salar L., fed different levels of genetically modified maize (Bt maize), compared with its near-isogenic parental line and a commercial suprex maize - 2007 A. Sagstad maizBtsalmon.pdf
A three generation study with genetically modified Bt corn in rats: Biochemical and histopathological investigation - 2008 Aysun Kılıc, M. Turan Akay Kilic&Akay08BtMaizeFeedingStudy.pdf
Safety assessment of transgenic Bacillus thuringiensis VIP insecticidal protein gene by feeding studies - 2007 - Food and Chemical Toxicology
Donghai Peng Peng07FCT(BtVIP).pdf
Characterization of the mucosal and systemic immune response induced by Cry1Ac protein from Bacillus thuringiensis HD 73 in mice - 2000 - Brazilian Journal of Medical and Biological Research
Vazquez-Padron
Vasquez00BJMBR.pdf
Protoxin from Bacil.lus thuringiensis sp. kurstaki HD 73 binds to surface proteins in the mouse small intestine - 2000 - Biochemical and Byophysical Research communication
Vazquez-Padron
Vasquez00BBRC.pdf
Detection of corn intrinsic and recombinant DNA fragments and Cry1Ab protein in the gastrointestinal contents of pigs fed genetically modified corn Bt11
2003. 81:2546-2551
E. H. Chowdhury, H. Kuribara, A. Hino, P. Sultana, O. Mikami, N.
Shimada, K. S. Guruge,
M. Saito and Y. Nakajima
J Anim Sci
detecciopanisBt11tocinosChowdury.pdf
Tracing residual recombinant feed molecules during digestion and rumen bacterial diversity in cattle fed transgene maize Ralf Einspanier · Bodo Lutz · Stefanie Rief ·
Oksana Berezina · Vladimir Zverlov ·
Wolfgang Schwarz · Johann Mayer
detecciopanisBt176vaquesEinspanier.pdf
Soja transgènica
Títol Autor/a Descàrrega
A long-term study on female mice fed on a genetically modiWed soybean: eVects on liver ageing - 2008 Manuela Malatesta fetgeratessojaMalatesta2008(2).pdf
Ultrastructural analysis of pancreatic acinar cells from mice fed on genetically modified soybean - 2002 Manuela Malatesta Malatestaetal2002b.pdf
Ultrastructural analysis of testes from mice fed on genetically modified soybean - 2004 L. Vecchio Vecchioetal2004.pdf
Ultrastructural morphometrical and inmunocy tochemical analyses of hepatocyte nuclei from mice fed on genetically modified soybean - 2002 Manuela Malatesta Malatesta2002.pdf
Pancreatic response of rats fed genetically modified soybean - 2008 Javier A. Magaña-Gómez Magañaetal2008.pdf
Proteomic sensitivity to dietary manipulations - 2003 - Biochimica and Biophysica Acta Martin Martin03BBA(feedingtrout).pdf
Herbicida Roundup associat a les plantes tolerants aquest herbicida (soja transgènica)
Títol Autor/a Descàrrega
Differential Effects of Glyphosate and Roundup on Human Placental Cells and Aromatase - 2005 Sophie Richard Richardetal2005Roundup.pdf
Glyphosate Formulations Induce Apoptosis and Necrosis in Human Umbilical, Embryonic, and Placental Cells - 2009 Nora Benachour / Gilles-Eric Seralini SeraliniBenachour09.pdf
Time- and Dose-Dependent Effects of Roundup on Human Embryonic and
Placental Cells - 2007
N. Benachour Glyphosate.pdf
Efectes alergènics i tòxics d'altres transgènics (patates, pèsols etc..)
Títol Autor/a Descàrrega
Transgenic Expression of Bean r-Amylase Inhibitor in Peas Results in Altered Structure and Immunogenicity - 2005 Vanessa E. Prescott Prescottetal2005.pdf
Genetically Modified Foods: Potential Human Healt Effects - 2003 A. Pusztai Pusztaietal2003.pdf
Nutritional assessment of genetically modified rapeseed synthesizing high amounts of mid-chain fatty acids including production responses of growing-finishing pigs
Archives of Animal Nutrition
August 2007; 61(4): 308 – 316
HARTWIG BOHME1, EIKE RUDLOFF2, FRIEDRICH SCHONE3 Bohmeetal2007.pdf
GM (gna lectin) rice fed rats: Poulsen at all - 2007

Fine Structural Changes in the Ileum of Mice Fed on d Endotoxin-Treated Potatoes and Transgenic Potatoes - 1998 Nagui H. Fares and Adel K. El-Sayed Fares&ElSayed1998.pdf
Effect of diets containing genetically modified potatoes expressing Galanthus nivalis lectin on rat small intestine - 1999 Stanley WB Ewen. Arpad Pusztai articlePusztai.pdf
Mutacions genètiques en el procès de fabricació del transgènics i la impredictibilitat de les plantes OGM en la interacció amb l'entorn
Títol Autor/a Descàrrega
Characterisation of 30 transgene insertion site and derived mRNAs in MON810 YieldGard maize - 2008 Alessio Rosati Rosati2008.pdf
Detection of RNA variants transcribed from the transgene in Roundup Ready soybean - 2005 Andreas Rang Rangetal2005.pdf
The Mutational Consequences of Plant Transformation - 2006 Jonathan R. Latham Lathametal2006.pdf
Valoracions generals del risc i altres problemes dels transgènics relacionats amb la salut humana i animal
Títol Autor/a Descàrrega
A different perspective on GM food - 2002 David Schubert Schubert2002.pdf
The Problem with Nutritionally Enhanced Plants - 2008 David Schubert Schubert2008.pdf
In vivo studies on possible health consequences of genetically modified food and feed—with particular regard to ingredients consisting of genetically modified plant materials - 2003 Ian f. Pryme / Rolf Lembcke Pryme&Lembcke2003.pdf
Health risks of genetically modified foods - 1999 The Lancet Lancet1999.pdf
Protecting the Food Supply in an Era of Pharmaceutical and Industrial Crops - 2004 David Andow pharmacrops.pdf
Critically important antibacterial agents for human medicine for risk management strategies of non-human use - 2005 Canberra - Australia InformeWHO_genes_marcadores2005.pdf
Presence of the antibiotic resistance marker gene nptII in GM plants for food and feed uses - 2007 European Medicines Agency InformeEMEA_genesmarcadores2007.pdf
Biotechnological, molecular and ecophysiological aspects of nutrition - 2003 A.Puztai and S. Bardocz Pusztai03FoodSafety-book.pdf
Genetically modified foods: Potential Human Health Effects - 2006 A. Puztai - S. Bardocz - S.W.B. Ewen Pusztai06BiolNutr-book.pdf
Transformation-induced mutations in transgenic plants: analysis and
biosafety implications - 2006 - Biotechnology and Genetic Engineering Reviews
Allison Wilson Wilson06BGER.pdf
Genome Scrambling - Myth or Reality?
Transformation-Induced Mutations in Transgenic Crop Plants - 2004
Allison Wilson - Jonathan Latham - Ricarda Steinbrecher Wilson04-Econexus.pdf
Health Risks of GM Foods: Many Opinions but Few Data - 2000 - Universitat Rovira i Virgili
Vol. 288. no. 5472, pp. 1748 - 1749
DOI: 10.1126/science.288.5472.1748
Letters
Jose Luis Domingo Domingo2000.doc
Toxicity Studies of Genetically Modified Plants: A Review of the Published Literature - 2007 - Critical Reviews in Food Science and Nutrition
47:721–733
Jose Luis Domingo Domingo2007.pdf
Secondary metabolism and the risks of GMOs - 1999 - Department of Biology, University of York Richard D. Firn, Clive G. Jones Finn&Jones1999.pdf
Health Risks of Genetically Modified Foods - 2009 - Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 49:164–175 Artemis Dona, Ioannnis S. Arvanitoyannis Dona&Arvanitoyannis2009.pdf