segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Portal LANIC - Latin American Network Information Center


O Latin American Network Information Center (LANIC) é afiliado ao LLILAS (Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies) na Universidade do Texas no campus de Austin. O LANIC tem recebido fundos da Fundação Andrew W. Mellon, da Fundação Ford e da Faculdade de Humanidades da Universidade do Texas, campus de Austin. O LANIC é um elemento essencial dos International Information Systems, também sediados na UT de Austin.

Os directórios do LANIC contêm,segundo informações obtidas, mais de 12.000 URLs. O LANIC é um dos maiores guias de conteúdo sobre a América Latina na Internet.
O servidor Gopher, lançado em 1992, foi o primeiro serviço de informações para a América Latina na Internet, assim como foi o caso do LANIC, que tem funcionado continuamente desde 1994. Durante cinco anos, o LANIC tem sido a autoridade oficial de registo para os Estudos Latino-Americanos da biblioteca virtual Virtual Library do World Wide Web Consortium (W3C), como o primeiro índice por assunto de ampla escala da Web, sendo um precursor do Yahoo!
Bastante interessantes além dos sítios relacionados com Ciências Naturais, Oceanos, Geografia, etc. são alguns projectos ou base de dados:

SDRP (Sustainable Development Reporting Project)

Farmacos

Latin American Studies (atente na recolha sobre a cultura indígena)

Diáspora Africana

Diáspora Medio Oriente

Diáspora Judaica

Povos Indígenas

Sem comentários: