segunda-feira, 28 de abril de 2008

Só na foz do rio se ouvem os murmúrios de todas as fontes


Em Portugal estão a desenvolver-se várias acções cívicas e activismo ecológico que insistem na conservação e protecção dos rios e respectivas bacias hidográficas da região onde vivem.Umas estão a ter alguma receptiviadade por parte das autarquias e Estado (ex: Amigos do Rio Leça), mas são muito demoradas e por outro lado, existem novos riscos de descaracterização sócioambiental, poluição e pressão económica (ex:QREN e PIN).
Como se sabe, há sempre muito a fazer. Ficam aqui alguns desses manifestos e ONG que diariamente pretendem salvaguardar a memória dos seus rios, biodiversidade e cultura.


Corrente Rio Leça
Movimento em Defesa do Rio Tinto (no Sapo)
Movimento em Defesa do Rio Tinto (no Blogger)
SOS Rio Paiva

Agenda

Saída de Campo no Rio Boco 3 de Maio (mais informação aqui)

Esta zona húmida, integrada na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, apresenta um caniçal bem desenvolvido, constituindo assim uma importante área para a conservação das aves selvagens pelo refúgio e local de nidificação. Durante a saída de campo será possível observar, entre outras, as seguintes espécies: Garça-vermelha, Águia-sapeira, Milhafre-preto, Garça-branca, Garça-real, Pato-real e Rouxinol-dos-caniços. Poderemos ainda encontrar marcas da presença da Lontra, que se encontra distribuída pela região.


Vídeo: Maria Bethânia: Águas de Cachoeira, gravado no Teatro do Sesi em Porto Alegre dia 18/11/2006
Título da postagem: poema de Guimarães Rosa


1 comentário:

Associação Por Boassas disse...

Caro João
Antes de mais um agradecimento e felicitações pelo teu empenho em defesa dos valores da vida e do respeito pelo ínfimo pedaço de areia que habitamos. Apenas para informar que também existe uma associação para a protecção do rio da minha terra, da qual fui mentor e fundador, chamada "Associação para a Defesa do Vale do Bestança" (http://www.bestanca.com). Um grande abraço e até breve.
Manuel