sexta-feira, 25 de abril de 2008

O 25 Abril também é italiano- testemunhos de Paride Allegri, ecologista e pacifista


Paride Allegri Sirio, classe 1920,comandante partigiano della 76a Brigata SAP Angelo Zanti di Reggio e leader ecologista e pacifista aderisce al V-DAY per la Libera informazione del 25 aprile 2008. Un messaggio da un uomo che ha combattutto per la libertà ai giovani di oggi per un domani migliore

Em Itália, o dia 25 de Abril também é feriado nacional. O fim do fascismo italiano coincide com a data da queda do Estado Novo.
A data 25 de Abril marcou a história da Europa. Apesar de 25 Aprile e 25 de Abril não serem o mesmo, ambos estão irremediavelmente ligados ao fim do fascismo.
O 25 Aprile deu-se em Itália em 1945. Os partigiani (guerrilheiros anti-fascistas) e as forças aliadas protagonizaram a libertação da ocupação das tropas nazis, pondo fim à ameaça do fascismo ressurgir no seu panorama político.
Maria Pia Mottini é cidadã italiana residente em Portugal e professora de italiano no Consulado de Itália, no Porto. Segundo a professora, muita gente sofreu no final da guerra, muita gente moreu. Esta última fase levou muita gente para os campos de concentração, trouxe muita fome, destruição, doenças... Faltava tudo! A Itália de 44 e 45 era uma Itália completamente destruída, concluiu.
[Ler mais: JPN,26 de Abril 2006 por Milene Marques]

Mais sobre Paride Allegri
IL VIAGGIO DI UN RESISTENTE (livro)
Wikipedia
Le mani nella terra


Há cravos no ar!!!


Clique na imagem


Sem comentários: