segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Mais iniciativas pela Paz

  • Todas as postagens sobre o sucedido em Hiroshima e Nagasaki no BioTerra
  • Ver  ainda Dossier Bioterra Não ao Nuclear


Vídeo: Walk in Their Shoes, Novembro 2006. Acontecimento organizado por Alice Zillah da ONG Olympia Movement for Justice and Peace e Nancy Farrell da ONG People for Peace

1. Imagens pela Paz em todo o Mundo, no sítio da ONG que promove essas actividades,

2. Primeiro Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galiza
26 e 27 de Setembro, Santiago de Compostela
Toda a informação no
sítio, no blogue do congresso e haverá transmissões ao vivo no canal EA.NET

3. Um grupo internacional, cerca de 150 pessoas, muitas delas com base no Centro de Pesquisa da Paz,Tamera, Portugal,incluindo israelitas e palestinianos irão realizar uma PEREGRINAÇÃO PELA PAZ, 12 de Outubro até November 9, 2007. Todos os passos, diário e a própria viagem poderá ser acompanhada pela net e chama-se

4. Coincidindo com o Dia Internacional da Paz, o prestigiado Instituto Sueco, SIPRI-Stockholm International Peace Research Institute, publicou o seu novo livro anual, A world of Risk .Neste novo livro informa que a despesa mundial em armas cresceu 37% em 10 anos e disponibiliza em linha o resumo, que podes também descarregá-lo aqui .

5. Num esforço de cidadania participativa a nível global, a resistente ONG Corpwatch disponibiliza agora um blogue. Além de campanhas, como a Climate Justice Initiative, Greenwash Awards e UN and Corporations Project dispõe de uma vastíssima biblioteca de arquivos, completamente gratuita e aberta, agora dividida em capítulos principais: Consumismo, Corrupção, Ambiente, Interesses Público-Privado, Globalização, Saúde, Direitos Humanos,etc.
Muito importante também é a listagem por temas de uma série de ligações a Centros e Institutos no nosso Planeta que não estão pela resignação, contribuindo e dando o seu melhor por um Mundo livre de armas, onde não seja derramado mais sangue e, tal como a Corpwatch, cooperam ainda com a IUCN, denunciando impérios sugadores e destruidores dos recursos geológicos e biológicos. Clica na imagem.
6. O núcleo do Porto do movimento Não Apaguem a Memória!, movimento cívico que visa a preservação da memória histórica das lutas de resistência à ditadura, promove os Encontros em Lugares de Memória da Resistência , esperando que as histórias contadas pelos protagonistas das acções de resistência anti-fascista venham enriquecer a nossa memória colectiva do fascismo.

7. Um relatório da Royal Society, publicado também nesta sexta-feira, refere que o plutónio armazenado na Grã-Bretanha duplicou na última década. O plutónio acumulado, mais de 100 toneladas, é suficiente para fabricar 17.000 bombas nucleares, semelhantes à que destruiu a cidade japonesa de Nagasaki em 1945.

8. Ligações a sítios e videoblogues (vlog) onde circulam vídeos de activismo ecológico e solidário:
Anthill Productions/Jen Schradie - Director e produtor do documentário The Golf War
Mais sítios e muitas mais ONG vídeoactivistas ou contendo projectos de Vídeo Activismo podem encontrar no meu Dossier TV Verde e Cinema Ecológico.

9. O fenómeno Housing Bubble/Bolha Imobiliária.Imobiliária, um produto económico em excesso?
Paz implica tranquilidade, liberdade de oportunidades, solidariedade com todos, mobilidade sustentável, urbanismo sustentável e há soluções que existem sem o regresso à Idade Média. Contudo a economia global e nacional baseada no petróleo, agricultura intensiva e imobiliário parece, pelos sinais crescentes de alerta nos mercados internacionais, estar num beco sem saída, em conjunto com outros custos ecossociais bem visíveis: desertificação, mortes, poluição, maior clivagem Norte/ Sul do planeta, etc..Possível recessão à vista???
O último escândalo Pedreiras da Serra da Arrábida no sul do país e a pista no Parque da Cidade para a corridinha carregada de CO2 de aviões e o projecto da Av. Nun´Álvares no nosso cantinho portuense são factos dos custos sócioambientais criados pelo fenómeno cimenteiro e de betonização, atravessando rios, REN e RAN.... e a nível global a situação não é de ficarmos resignados pois o crescente conflito dólar-euro, o mercado chinês comprando dólares....tudo como pano de fundo o petróleo e o negócio imobiliário.
Por isso tomei a iniciativa de partilhar convosco este gigante acervo de informação do fenómeno housing bubble compilado pela
Daily Reckoning.

Sem comentários: