quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Luís Quinta- Santuários Marinhos Portugueses


Com 1,6 milhões de quilómetros quadrados de área marítima e dois arquipélagos em pleno Atlântico, Portugal apresenta-se como um país rico em biodiversidade e guardião de inúmeros tesouros vivos deste planeta. 
1. Parque Marinho Luiz Saldanha Arrábida - Oceanário em mar aberto Uma geografia ímpar criou junto à capital o mais rico santuário de vida marinha português, ameaçado pela sobrepesca. Mas as espécies estão a regressar às águas límpidas da Arrábida 
2.Reserva Natural das Berlengas - A ilha encantada. Nestas águas de fronteira convivem espécies de dois mundos: as do Atlântico Norte e as de mares mais meridionais 
3.Pedra do Barril Algarve Floresta no fundo do mar- Nas águas algarvias do Sotavento, árvores subaquáticas servem de abrigo a peixes exóticos. 
4.Ilhéus das formigas - O palácio dos corais Coral negro, lírios e barcos naufragados polvilham os fundos marítimos das Formigas. 
5.Banco D. João de Castro - Água com gás. Um antigo vulcão tornou-se porto de abrigo para espécies subtropicais.
6.Parque Natural da Ilha do CORVO - Corte submarina. Por vontade da população, uma reserva voluntária foi criada – e os majestosos meros fizeram dela a sua morada. 
7.Reserva Natural das Ilhas DESERTAS - Monges marinhos. Medidas de preservação enérgicas contribuem para a recuperação do mamífero mais ameaçado da Europa 
 8.Parque Natural das Ilhas SELVAGENS - Transparência única. Águas cristalinas acolhem espécies típicas de águas africanas - enquanto nos ares se passeia a mais numerosa colónia de aves marinhas da Macaronésia. 
9.Reserva Natural do GARAJAU-  Cruzamento oceânico. Perto de um cabo, os fundos do Garajau servem de habitat a espécies residentes e a turistas acidentais de mares mais profundos. 

Reportagem completa na revista Visão. Não perder ainda o vídeo comentado pelo autor e as magníficas fotos e os belíssimos seres vivos habitantes dos nossos mares.

Biografia Luís Quinta é fotógrafo de vida selvagem há cerca de 20 anos. Mergulhou em toda a costa portuguesa, passando por todas as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Desceu ainda a todos os montes submarinos. 
 Primeira Foto: Berlengas, SPEA 


Sem comentários: