quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Concurso Nacional de Ideias Cidades Criativas 1.ª edição 2007/08

A Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território estão a organizar um Concurso Nacional de Ideias, designado Cidades criativas, uma reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas.
Esta iniciativa, de âmbito nacional, dirige-se aos alunos do 12.º ano, no âmbito da disciplina de área de projecto, propondo-se que estes se organizem em equipas (no máximo de cinco elementos) com o objectivo de produzir uma reflexão sobre a cidade onde vivem e/ou estudam, identificando o seu potencial urbano, cultural e tecnológico e procurando apresentar propostas inovadoras e criativas para a sua qualificação e valorização.
O tema das cidades criativas enquadra-se nos objectivos definidos pelo Ministério da Educação para essa nova área disciplinar, em particular, pela natureza interdisciplinar e transdisciplinar do trabalho, pela procura da realização de projectos concretos, com o fim de desenvolver nos alunos uma visão integradora do saber, promovendo a sua orientação escolar e profissional e facilitando a sua aproximação ao mundo do trabalho , e ainda, pela criação de oportunidades que aproximem a escola da comunidade e da sociedade em que esta se insere.
Foi constituída uma Comissão Científica para apoiar o desenvolvimento do Concurso constituída pelo
Professor Doutor António Câmara (Y-Dreams); Professor Doutor Artur Rosa Pires (Univ. Aveiro); Eduardo Anselmo Castro (Univ. Aveiro); Professora Emília Sande Lemos (APG); Dr. Jaime Quesado (Programa Cidades e Regiões Digitais); Professor Doutor João Caraça (Fundação Gulbenkian); Professor Jorge Carvalho (Univ. Aveiro);Professor Júlio Pedrosa (Univ. Aveiro);Manuel Assunção (Univ. Aveiro);Leonel Moura (Artista Plástico); Professora Maria Luís Pinto (Univ. Aveiro);Paulo Ribeiro (Produtor Cultural)

Para a iniciativa conta-se com o apoio do Ministério de Educação, da Secretaria de Estado da Administração Local, da Comissão Nacional da UNESCO, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, do Gabinete do Plano Tecnológico e do Programa das Cidades e Regiões Digitais e ainda os patrocínios da REVIGRÉS, do Portal SAPO, Semanário Expresso, Casa da Música, Fundação Serralves, FNAC e Fórum Estudante.

Para mais informações (e pré-inscrições), consultar:

Sem comentários: