quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Fotografia da Natureza e Educação Ambiental

Desde o início da história da fotografia, o mundo natural constitui um dos grandes temas explorado pelas objectivas de amadores e profissionais. Captar a imponência de uma paisagem, a beleza efémera de uma papoila, ou o brilho astuto nos olhos de um lobo, são tudo formas de expressar o nosso intemporal fascínio pelas diversas manifestações naturais do planeta.
Texto retirado do Curso Fotografia da Natureza, promovido pela Campo Aberto e que irá decorrer entre os dias 10 e 11 de Março. Mais informações aqui

Embora não podendo estar presente no Curso, tenho uma paixão enorme pela fotografia, especialmente da Natureza.Como pequeno currículo, possuo um Curso de Oficina de Fotografia, de 50 horas, promovida pelo Centro de Formação Professor.

Depois, dedico-me à prática desta excelente actividade e à recolha de informação e formação em revistas, foruns e autores que admiro. Anos e anos, horas e horas que percorro e repito e reflicto nas suas fotografias.


Então resolvi fazer um
Dossier de Fotografia da Natureza, Fotógrafos e Educação Ambiental, daquilo que já possuo, muita da informação e autores são já minha referência, outros irei descobrindo e claro que irei actualizando o Dossier. Pena alguns autores que eu conheço não tenham site ou desenvolvam blogues. Estão apenas em livros.

A fotografia da Natureza é uma fascinante e louvável temática, em que muitas fotos são percursos de vida, pequenas histórias, muitas familiaridades e sobretudo muita sensibilidade pelo espaço, luz, seres vivos e o acto de fixar o tempo dessa composição.
Cada foto torna-se portanto um acto de Educação e de Educação Ambiental.

Sem comentários: