quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

O filme Babel e a filosofia Vida Simples - Babel and Simple Living


Desejo e queria muito que BABEL não fosse apenas um filme pensado só para mim e/ou nos objectivos em que eu construí este blogue....m filme excelente de Alejandro González Iñárritu

Desejo e queria muito que o filme Babel fosse interiorizado por mais gente e que as pessoas integrassem a sua mensagem tão complexa em nossas opções e decisões, a curto e a médio prazo.

Nós podemos aprender muito no cinema... Alguns filmes mostram-nos imensas realidades e as suas consequências... como Babel.

Nós aprendemos principalmente com nossos erros mas também poderemos e devemos aprender vendo/ouvindo/ lendo/interpretando os erros que os outros colectiva ou individualmente fizeram ou os erros que estão representados na literatura/ na poesia/ nas letras de muitas músicas / nas pinturas/ nos filmes/ no teatro e assim por diante...

E, naturalmente, também sabendo mais e melhor sobre as vidas de personalidades e os hábitos e costumes das várias culturas....num caminho singular de autonomia e de sustentabilidade colectivas.

Eu penso que nós podemos progredir mais, não acham?

Nós podemos mudar individualmente e social, em pequena e em grande escala... de modo a que possamos assim ser seres humanos mais fascinantes, mais preventivos e vivendo mais democrática e verdadeiramente livres... sem mais fome, dor, xenofobia e mais guerras neste mundo...É o que eu acredito.

Eu acredito e aposto em todas as formas da Arte não em termos lúdicos e estéticos mas como capazes de Acção política, mobilizando expressões, mobilizando saberes e aprendizagens, criando a Opinião e mobilizando novas possibilidades.

Uma das possibilidades é de facto Abrandar, sob pena de ser já muito tarde para as graves mudanças ambientais e enormes conflitos socioeconómicos e guerras que se irão assistir se perpetuarmos esta bolha artificial do petróleo barato por mais tempo. Há opções e há que mudar urgentemente.

Sugiro/apelo por exemplo em apostarmos individual e colectivamete por um estilo de vida dentro da Filosofia de Vida Simples. 

Sem comentários: