sábado, 25 de março de 2006

Música do BioTerra : Sigur Ros - Fljotavik


We look over the rudder
Cut off the sea
We sail by the mast
Stretch the sails
We steer towards the bridge

We sail ashore
Up on the large rocks and the sand
We wade ashore
What a mess!


There I found myself
Endlessly thanking
Sheltered in a makeshift house
And we slept
As the storm died down

sexta-feira, 24 de março de 2006

As ironias, paradoxos dos tempos homo-economicus- A Água, a Coca -Cola e os direitos socioambientais


1. Relatório Alterantivo da Coca Cola

2. Texto de Daniel Cassol, 22 de Março
Enviado especial ao México

Comunidades rurais da Índia, que convivem com engarrafadoras da Coca-Cola, já sofrem com a falta de água na região. Uma fábrica é capaz de captar até um milhão de litros de água por dia. Na Colômbia, desde1990, oito trabalhadores de fábricas da multinacional, que atuavam noSindicato dos Trabalhadores da Alimentação, já foram assassinados porgrupos paramilitares com a conivência da empresa. Na Turquia, 14 motoristas da empresa, atuantes nos sindicatos, já a denunciaram por intimidação e tortura. Coca-Cola é isso aí. Os casos estão relatados no documento Coca-Cola – o informe alternativo ,divulgado na Cidade do México pela organizaçãoo não-governamental Waron Want. É por isso que, na visão dos ativistas da entidade, boicotar os produtos da transnacional não significa apenas defender a água. Quemdecide não consumir mais produtos da Coca-Cola é porque chegou a um alto grau de consciência política-afirma Gustavo Castro, do México.No país em que o atual presidente da República já foi presidente nacional da multinacional, a empresa está se apoderando dos recursos hídricos. De acordo com o relatório, a Coca-Cola está recebendo incentivos e isenções para privatizar os aquíferos do Estado de Chiapas, rico em água.
No México, a Coca-Cola entrou na vida familiar, é parte da paisagem e da vida das pessoas- relata Castro.


Contaminação e violência


O indiano Amit Srivastava, da organização India Resources, relata que no seu país a Coca-Cola arrasa comunidades onde possui fábricas engarrafadoras.

A quantidade de água utilizada pela empresa é tanta que em algumas regiões o nível dos rios já baixou até 10 metros emcinco anos. Quase toda a água que a Coca-Cola usa é para limpar máquinas e garrafas. Eles colocam produtos químicos na água e a contaminam, prejudicando solos, plantas e aquíferos, afirma.De acordo com Srivastava 70% da população indiana vive da agricultura e as consequências da presença da Coca-Cola no país são trágicas paraesse setor. Beber Coca-Cola é como beber o sangue dos agricultores da Índia- completa.O dirigente sindical Javier Correa, do Sindicato Nacional dosTrabalhadores da Industria de Alimentação da Colômbia, denuncia uma outra faceta da transnacional: a repressão aos sindicatos e aviolência contra os trabalhadores. Desde 1990, são nove sindicalistas funcionários daempresa mortos por grupos paramilitares, 14 presos e 48 vítimas deameaças de morte, como é o caso de Correa. São boas as relações entre a Coca-Cola e os paramilitares, denuncia.

Boicote internacional

Todos os casos de violação de direitos humanos, de exploração pedratória dos recursos hídricos e contaminação da água, levaram aCoca-Cola a patrocinar o IV Fórum Mundial da Água, na opinião de Amit Srivastava. O evento, que termina no dia 22 na Cidade do México, seriaum grande exercício de relações públicas da empresa: é inacreditável que a Coca-Cola esteja patrocinando um fórum internacional sobre água, porque sua relação com ela é extremamente insustentável- declara.No contexto do Fórum Internacional em Defesa da Água, evento paralelo ao oficial, a organização War on Want divulgou sua proposta de uma campanha internacional de boicote aos produtos da empresa.


A CocaCola não entende de ética. Não há como negociar com essa empresa,porque a única coisa que ela entende é de dinheiro. Por isso precisamos boicotar seus produtos-afirma Srivastava. De acordo com a organização, universidades estadunidenses, como a de Michigang e de Nova York, já cancelaram seus contratos com a empresa.


3.Conheçam as actividades da Coke Justice e da War on Want

quinta-feira, 23 de março de 2006

A relevância da mitologia grega para a compreensão dos tempos modernos


Éris é a deusa que personifica a discórdia na mitologia grega.
A lenda mais famosa referente a Éris relata o seu papel ao provocar a Guerra de Troia. As deusas Hera, Atena e Afrodite haviam sido convidadas, juntamente com o restante do Olimpo, para o casamento forçado de Peleu e Tétis, que viriam a ser os pais de Aquiles, mas Éris fora desdenhada por conta de seu temperamento controvertido - a discórdia, naturalmente, não era bem-vinda ao casamento. Mesmo assim, compareceu aos festejos e lançou no meio dos presentes o Pomo da Discórdia, uma maçã dourada com a inscrição καλλίστη (kallisti, ou "à mais bela"), fazendo com que as deusas discutissem entre si acerca da destinatária. O incauto Páris, um pastor de rebanhos, príncipe de Tróia, foi designado por Zeus para escolher a mais bela. Cada uma das três deusas presentes imediatamente procurou suborná-lo: Hera ofereceu-lhe poder político; Atena, habilidade na batalha; e Afrodite, a atual mulher mais bela mulher do mundo, Helena, esposa de Menelau de Esparta. Páris elegeu Afrodite para receber o Pomo, condenando sua cidade, que foi destruída na guerra que se seguiu.

Obrigado Sophia Duke por nos recordares da Éris.

quarta-feira, 22 de março de 2006

Poema da Semana: ♀ MULHER ♀, por João Soares


♀ MULHER ♀

EMOTIVA TEMÍVEL PURA INTELIGENTÍSSIMA MODESTA RARA CORDIAL EFICIENTE CRITERIOSA EQUILIBRADA RUDE VIRTUOSA CORAJOSA NATURAL FRÁGIL ALTIVA INCAPAZ TRABALHADORA IRRECUPERÁVEL CATITA MALTRAPILHA POPULAR SÓ MASCARADA GORDA HILARIANTE PREGUIÇOSA MALÉVOLA INFANTIL SINISTRA SANTA RIDÍCULA INCRÍVEL SERENA ATRASADA ROMÂNTICA PLANIFICADA PALERMA DESEQUILIBRADA MALCRIADA SINCERA AMARGURADA MÁ SENSÍVEL PONDEROSA MORDAZ VOLÚVEL INDECENTE DURA ATARANTADA BILTRE EMBIRRENTA FUGITIVA SORRIDENTE COBARDE ETÉREA MINUCIOSA ATENTA CLANDESTINA GUEDELHUDA ALBINA TORTA OPORTUNISTA GENTIL ESCRITORA FALACIOSA ACTRIZ MÁRTIR MASOQUISTA DESTRAVADA VIRGEM AGITADA ROÍDA DIREITA SAGAZ DISCIPLINADA PODEROSÍSSIMA ATRAPALHADA LINDA BELA IRRESISTÍVEL MIRABOLANTE PESADA ANORÉCTICA ARROGANTE IMPOSSÍVEL IRRITADA DESESPERADA DEMAGÓGICA FÚTIL ÁSPERA AZEDA NEGRA SENSUAL SIMPLES TERNA AFÁVEL TREPIDANTE NERVOSA NEURÓTICA DEPRIMIDA AUSENTE ESTÚPIDA AGRESSIVA HUMILHADA VIOLADA ESFOMEADA APAIXONADA GRÁVIDA MATERNA MATRIARCA ESPANCADA RASCA PALAVROSA INJUSTA OPORTUNISTA LADRA DESBOCADA IMPOLUTA MAGNÂNIMA IMPERATRIZ ABSOLUTA PURÍSSIMA BONDOSA INCERTA INSEGURÍSSSIMA SÓZINHA PATETA JUSTA IMPENETRÁVEL FORTALEZA CASTA PÚDICA ESPÉCIE ARMANTE VAIDOSA ACEROSA MAMUDA PINTADA MENTIROSA DESMAQUILHADA COLORIDA AÉREA DESPISTADA AVE AUTORA ACTRIZ TEATRAL IMODESTA SÊCA ÁSPERA LISA SÔFREGA TÁBUA-RASA IMPOTENTE LEVIANA COISA BANANA CONFIDENTE AMÁVEL AMIGA CARA RECICLÁVEL ENTUPIDA BESTA GAGA MOLE MALICIOSA DOLENTE PARVA HOSPITALEIRA APRESSADA FERIDA ERRADÍSSIMA INSINUANTE ONDULANTE ARRAPAZADA QUENTE HIPOCONDRÍACA MALANDRECA DESOPILANTE ACANALHADA ÚNICA SOTURNA SANTINHA CONTUNDENTE IMPECÁVEL CEGA MÍTICA PRESTÁVEL HUMILDE TRISTE CARINHOSA MOROSA SURDA ABANDALHADA BEIJOQUEIRA MUDA RALHADORA EXPULSA IMPULSIVA BOMBA ESQUELÉTICA MORALISTA CATEQUISTA DEUSA CRISTÃ MUÇULMANA IDIOTA FURIBUNDA COMUNISTA BULÍMICA ESSENCIAL VITAL FRESCA SUAVE NÃO-TE-RALES AMORDAÇADA COLABORANTE DESEMBARAÇADA MEDONHA SENSATA VULGAR GASTA CIUMENTA INSENSATA IMPRUDENTE IDEALISTA MOÇA ALARMISTA TROCA-TINTAS BAJULADORA VORAZ VÍTIMA CONTENTE CHORONA PIEGAS ADULADA IDOLATRADA PACÍFICA BRUTALIZADA PROGRAMADA DESPIDA FRONTAL INAMOVÍVEL.
João Soares, Março de 2004

terça-feira, 21 de março de 2006

Dia Mundial da Árvore e das Florestas

Poema e foto de João Soares
Poemárvore
Diz a floresta:
semeei pétalas de ar!

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.
Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem do Dia
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.


Fonte: Lusa, 2021
O Dia Mundial da Floresta é hoje assinalado com a plantação e distribuição de árvores à população, entre outras iniciativas que envolvem escolas, municípios e juntas de freguesia, alertando para a necessidade de preservar este património natural.

Na Madeira, a Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais promove até ao final do mês um conjunto de iniciativas que poderá contar com cerca de três mil participantes, incluindo alunos de vários graus de ensino, representantes das diferentes casas do povo, juntas de freguesia e
câmaras municipais.

Os ambientalistas da Quercus aproveitam a ocasião para defender o alargamento da protecção legal de espécies autóctones ao carvalho, dando-lhe o mesmo regime do sobreiro ou da azinheira.

Em Castelo Branco, vai ser criada uma árvore-mãe, para registar mensagens de crianças e jovens com ensinamentos relativos à preservação da natureza.

Em Santa Iria da Azóia, Loures, realizam-se actividades no Parque Urbano com escolas do concelho e no Montijo, além da tradicional plantação de árvores nos estabelecimentos de ensino e no Vale Salgueiro, vão ser distribuídos pequenos carvalhos aos munícipes durante a semana.

A Câmara de Alijó vai comemorar os 150 anos do plátano ex-libris da vila com 32 metros de altura com a plantação de 150 árvores desta espécie.

Na Serra da Estrela assinala-se a data com a plantação de oito mil carvalhos numa zona destruída pelo fogo no ano passado.

Na Marinha Grande, alunos de duas escolas secundárias vão limpar a berma da estrada que liga a cidade a São Pedro de Muel.

Em Lisboa, a Associação Industrial Portuguesa vai distribuir 500 árvores - pinheiros, azinheiras e sobreiros - nos semáforos junto à estrada do Centro de Congressos.

Na Serra da Lousã, realiza-se uma acção de reflorestação do Azevinho, com a plantação de mil árvores, por iniciativa da Lexmark e da Liga para a Protecção da Natureza. 

segunda-feira, 20 de março de 2006

Eu sou a minha verdadeira honra, por Joaquim Pessoa


São as Pessoas como Tu 

São as pessoas como tu que fazem com que o nada queira dizer-nos algo, as coisas vulgares se tornem coisas importantes e as preocupações maiores sejam de facto mais pequenas. São as pessoas como tu que dão outra dimensão aos dias, transformando a chuva em delirante orvalho e fazendo do inverno uma estação de rosas rubras. As pessoas como tu possuem não uma, mas todas as vidas. Pessoas que amam e se entregam porque amar é também partilhar as mãos e o corpo. Pessoas que nos escutam e nos beijam e sabem transformar o cansaço numa esperança aliciante, tocando-nos o rosto com dedos de água pura, soltando-nos os cabelos com a leveza do pássaro ou a firmeza da flecha. 

São as pessoas como tu que nos respiram e nos fazem inspirar com elas o azul que há no dorso das manhãs, e nos estendem os braços e nos apertam até sentirmos o coração transformar o peito numa música infinita. 

São as pessoas como tu que não nos pedem nada mas têm sempre tudo para dar, e que fazem de nós nem ícaros nem prisioneiros, mas homens e mulheres com a estatura da vida, capazes da beleza e da justiça, do sofrimento e do amor. 

São as pessoas como tu que, interrogando-nos, se interrogam, e encontram a resposta para todas as perguntas nos nossos olhos e no nosso coração. As pessoas que por toda a parte deixam uma flor para que ela possa levar beleza e ternura a outras mãos. Essas pessoas que estão sempre ao nosso lado para nos ensinar em todos os momentos, ou em qualquer momento, a não sentir o medo, a reparar num gesto, a escutar um violino. São as pessoas como tu que ajudam a transformar o mundo. 

Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum'

domingo, 19 de março de 2006

Curta-Metragem- MAN por Steve Cutts


A verdade sobre a nossa ignorância, estupidez e ganância explicada em poucos minutos. 
The truth about our Ignorance, Stupidity and Greed in just a few minutes. Killer work by Steve Cutts. Absolutely brilliant!



Confere mais trabalhos de Steve no seu site e no VimeoE para acompanhar os novos trabalhos, segue a sua pagina no facebook

quarta-feira, 15 de março de 2006

Carta da Terra e 4 vídeos premiados sobre a Paz

Clique na imagem e acede ao sitio da Carta da Terra/Earth Charter

Os vídeos foram exibidos no Canal Futura, da Rede Globo e permanecem aqui e eles foram produzidos com os desenhos de crianças que participaram na Olimpíada 2003.
Video 1
Video 2
Video 3
Video 4

terça-feira, 14 de março de 2006

Documentário da semana: "Queda da República" (Fall of the Republic)



Como os campesinos sem direitos às terras, como cidadãos sem direitos à informação e como consumidores sem direitos à escolha, as corporações além de escravizar novas nações,  estão a alargar o seu círculo. Contudo, acreditem que se retirarmos os transgénicos, os fármacos aplicados, o petróleo deste puzzle e o desenharmos na agricultura tradicional, mercados locais e eficiencia energética e hídrica, simplesmente não encaixam...portanto está ainda muito em jogo para desistirmos e nos desmobilizarmos.

sexta-feira, 10 de março de 2006

Dossiê Ecofeminismo

ATENÇÃO © Copyleft - É permitida a partilha do dossiê exclusivamente para fins não comerciais e desde que o autor e o BioTerra sejam citados.


Não esqueças de visitar regularmente este espaço para manteres-te actualizado!


Prémios

Activismo || ONG || Projectos
Clean Clothes Campaign
Criola
CFemea- Centro Feminista de Estudos e Assessoria
CHEJ- Center for Health, Environment and Justice
Council of Women World Leaders

Manifestos



Inspiradoras
Robin Wall Kimmerer

Dossiês do BioTerra Relacionados

NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT-  Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.

quarta-feira, 8 de março de 2006

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março.

História do Dia da Mulher
A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.

Frases para o Dia Internacional da Mulher
  • "Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas." - Séneca
  • "A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova." - Léon Tolstoi.
  • "A mulher é como a tua sombra: se corres atrás dela, ela correrá à tua frente, se corres à frente dela, ela vem atrás de ti."- Alfred de Musset
Dossiê BioTerra aconselhado:

Documentos

A UE toma decisões históricas no momento em que os direitos das mulheres estão a ser alvo de ataques | Comissão Europeia DESCARREGAR

Resolução 32/142 da AG da ONU sobre a participação da mulher no fortalecimento da paz e segurança internacionais...| ONU [en] DESCARREGAR

Proposal for a Directive of the European Parliament and of the Council on combating violence against women and domestic violence DESCARREGAR

Rumo a uma União da Igualdade: Estratégia Europeia para a Igualdade de Género 2020-2025 | Comissão Europeia DESCARREGAR

As prioridades da UE para a 67.ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto das Mulheres | Parlamento Europeu DESCARREGAR

Gender equality in Europe : a still imperfect model in the world | Robert Schuman Foundation
DESCARREGAR~

terça-feira, 7 de março de 2006

Materiais de Apoio ao Estudo- Para Alunos

ATENÇÃO © Copyleft - É permitida a partilha do dossiê exclusivamente para fins não comerciais e desde que o autor e o BioTerra sejam citados.


Não esqueças de visitar regularmente este espaço para manteres-te actualizado

Metodologias de trabalho (ensinos básico e secundário)

  • Como fazer um caderno de apontamentos?
  • Saber fazer resumos, esquemas, etc
  • Como fazer um resumo?
  • Como fazer fichas de leitura?
  • Como fazer fichas?
  • Como fazer a apresentação escrita de um trabalho individual?
  • Como apresentar um trabalho em Powerpoint?
  • Como apresentar a bibliografia num trabalho?
  • Bibliografia: Como apresentar?
  • Citações bibliográficas
  • Como fazer um portefólio?
  • Como elaborar mapas de conceitos?
  • Como memorizar?
  • Como estudar? (em inglês; pdf muito bom)
  • Citações
  • Abreviaturas
  • Fazer anagramas (várias línguas) e animações
  • Como elaborar um cartaz? (resumo)
  • Como fazer um Jornal Escolar?
  • Como analisar uma obra de arte?
  • Investigação por Questionário - Ideias e conceitos
  • Etapas da Construção do Questionário
  • Vantagens e Desvantagens da utilização de um inquérito por questionário
  • Usar a biblioteca
  • Trabalhar em grupo
  • Fazer um trabalho individual
  • Trabalho de projecto


  • Não te esqueças de nenhuma efeméride

    Exames
    Exames NacionaisGAVE PT
    Exames Org
    Vestibular (Brasil)

    Sítios || Revistas || Reflexões
    Brasil Escola (com muita informação útil)
    Bussola Escolar (Brasil)
    Caderno Profissão Cientista
    Escolas Livres com Software Livre
    Guia do Estudante
    How Stuff Works - Como funciona?
    Info Escola
    Infopedia
    Literacia Digital (cursos online da Microsoft)
    Livros Digitais
    Nota Positiva
    Planeta Ciência (muito bom)
    Share and Get Bbooks
    UOL-Educação (muito bom)
    Youtube Edu

    Dicionários/ Gramáticas online/ Pesquisa de Biografias
    Biografias (muito completo)
    Biografias (Bioterra)
    Britannica
    Chrono-Biographical Sketchs
    Ciberdúvidas de Língua Portuguesa
    Conjugador
    Dicionários (imensos; várias línguas; tradutores; científicos;temáticos)
    Dicionário Ambiental
    Dicionário Internacional de Termos Literários
    Dicionário da Montanha e da Escalada
    Dicionário da Sustentabilidade
    Dicionário de Química
    E-Dicionário de Termos Literários (Professor Carlos Ceia)
    Estatística
    Glossário de Termos HidroGeológicos
    Gramática (FLiP)
    GramaTICa (ME)
    Infopedia
    Larousse Encyclopédie
    Português (Priberam)
    Secção sobre o Acordo Ortográfico
    Sustainability Dictionary

    Televisão

    PORDATA kids
    Seterra (jogo gratuito de mapa que o ensina sobre os países, estados e capitais de todo o mundo)
    Stop Bullying (USA)

     Youtube 

    Cantinho das Artes 
    Arquitectura
    Artes
    Música

    Cantinho das Ciências Exactas e Naturais
    Agronomia
    Astronomia
    Aves
    Energia
    Física
    Geologia
    Zoologia

    Cantinho das Humanidades
    Descubra os erros científicos e históricos que os filmes exibiram nos últimos anos

    Metodologias de trabalho (ensino superior e investigação) 
    100 sites indispensáveis de pesquisa científica e académica
    19 buscadores académicos que todo investigador debería conocer
    Como fazer referências?
    Durante e Após a Entrevista
    Guião de entrevista
    Repositorio Aberto Universidade Porto
    Scientific Communication (muito bom- interactivo e em inglês acessível)

    Formação Cívica
    Anarquismo
    Blogosfera
    Compostagem Doméstica
    Consciência Animal
    Corporações
    Eco-Activismo
    Ecofeminismo
    Educação Ambiental
    Mobilidade
    Oceanos
    Povos Indígenas
    Sustentabilidade
    Telemóveis

    Movimento estudantil
    Quais as árvores adequadas para cada local e estação do ano?
    Quais as principais diferenças entre microscópio óptico e electrónicos?
    11 documentários para construir um novo olhar sobre a questão ambiental

    Material de Apoio para estudar
    Sobre Alimentação - vários materiais aqui
    Sobre Sexualidade - vários materiais aqui
    Sobre Sistemas Humanos (digestivo, circulatório...) - materiais aqui
    Sobre Geologia (7º ano) e Ecologia (8º ano)-aqui tens muitos pdf/ppt
    P biology.png Biologia e seus campos de estudo (wikipedia)

    Verifica o teu estudo com estes guiões:
    Net Ciências
    Rato de Bibioteca

    NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT-  Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.