domingo, 17 de dezembro de 2006

Mário Ruivo - brilhante personalidade ligada à investigação oceanográfica e marinha portuguesa

                                     
Biografia 1
O Professor Mário Ruivo, que tomou posse como Presidente do CNADS no dia 28 de Novembro de 1997, tem visto o seu mandato sucessivamente renovado pelas Resoluções do Conselho de Ministro n.º 156/2000 (2ª série) de 23 de Novembro, e n.º 2/2000 ( 2ªSérie) de 17 de Dezembro de 2003.
O Professor Mário Ruivo é por formação biólogo (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1950), especializou-se em Oceanografia Biológica e Gestão dos Recursos Vivos Marinhos (Universidade de Paris – Sorbonne, Laboratoire Arago: 1951-54). Foi Director da Divisão dos Recursos e Ambiente Aquático da FAO (1961-74), tendo participado na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano (Estocolmo, 1972). Secretário da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO (1980-89) e Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto/ICBAS (Curso de Política e Gestão do Oceano).
É, actualmente, Presidente do Conselho Científico das Ciências do Mar e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Presidente do Comité Português para a COI/MNE, tendo sido eleito Vice-Presidente daquele organismo intergovernamental (COI/UNESCO), em 2003. Foi membro da Comissão Estratégica dos Oceanos, criada na dependência do Primeiro-Ministro do XV Governo Constitucional.

Mário João de Oliveira Ruivo

Nome Científico: Ruivo, M.J.O.
Nacionalidade: Portuguesa
Área: Personalidades Estrangeiras
Classe: Grã-Cruz
Data de Ingresso como Grã-Cruz: 15/10/1998
--------------------------------------------------------------------------------
Endereço
Rua da Imprensa Nacional 81 2ª Esq.
Lisboa - - Portugal - 1200
--------------------------------------------------------------------------------
Pesquisas
Política e gestão de pesca e de oceanos.
Ciência, sociedade e ética.
--------------------------------------------------------------------------------
Títulos
Biologia - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - 1950.
Professor catedrático convidado (Gestão dos Oceanos) - Universidade do Porto/ICBAS.
--------------------------------------------------------------------------------
Histórico
Biólogo, especializou-se em oceanografia biológica e recursos marinhos na Universidade de Sorbonne. É atualmente membro e coordenador da Comissão Mundial Independente para os oceanos, presidente do comitê português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, representante de Portugal no Conselho Executivo da COI. No período de 1980 a 1988, foi secretário da COI em Paris. Outro organismo internacional em que atuou é a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, tendo sido por mais de 10 anos diretor da divisão de Recursos Aquáticos e Ambiente do departamento de Pescas. Preside a comissão oceanográfica intersectorial do Ministério da Ciência e Tecnologia de Portugal, a Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas e o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atuou como conselheiro científico da Exp ´98, cujo tema foi "Os Oceanos - um Patrimônio para o Futuro". Foi membro do Board of Trustees do International Ocean Institute e vice-presidente da Associação Européia da Ciência e Tecnologia do Mar. Exerceu inúmeros outros cargos e funções relevantes no governo português, tendo sido Secretário de Estado das Pescas e Ministro dos Negócios Estrangeiros no período 1974/1975. Chefe da Delegação Portuguesa à Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar no período 1974/1978. 
Presidente da Comissão Nacional da FAO de 1974 a 1980. 
Diretor-geral da Investigação e da Proteção dos Recursos do Meio Aquático (Ministério da Agricultura e Pescas no período 1974/1979). 
Secretário da Comissão Oceanográfica Intergovernamental - COI, da UNESCO no período 1980/1988. Membro do Conselho Coordenador da Comissão nacional da UNESCO de 1989 a 1995. 
Membro do Conselho Consultivo da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica - SFCT no período 1986/1995. 
No âmbito do MCT, coordenou de 1996 a 1997: i) a Avaliação das Unidades de Investigação em Ciências do Mar; ii) o Painel de Ciências do Mar (Praxis XXI); iii) a Comissão de Acompanhamento dos Laboratórios do Estado (IPIMAR e IH). Presidente da Comissão de Avaliação e Controle Independente - Projeto COMBO, MEPAT de 1996 a 1997. 
Coordenador da Equipe de Missão para o Programa Dinamizador em Ciências e Tecnologia do Mar - PDCTM no período 1998/2000 assim como do respectivo Painel de Avaliação de 1999 a 2000. Conselheiro Consultivo da EXPO'98 "Os Oceanos - Um Patrimônio para o Futuro". Membro e Coordenador da Comissão Mundial Independente para os Oceanos de 1995 a 1998. 
Além de numerosas publicações científicas no campo da oceanografia biológica e gestão de pesca, é autor de estudos, ensaios e artigos sobre política e gestão dos oceanos, ciência, sociedade e ética, aspectos institucionais da cooperação internacional em assuntos do mar e ambiente.

Prémios

Condecorações
Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique - Governo de Portugal
Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada - Governo de Portugal
Grã-Cruz da Ordem do Mérito - Governo de Portugal
Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - Out/1998

Distinções
Açor de Cristal atribuído pela Mostra Atlântica de Televisão - MAT'97 - 1997

Medalhas
Medalha de Ouro - Foundation for International Studies - 1996

Prémios
Prémio "Prestígio" - 1997
Prémio Bordalò de Honra - Casa da Imprensa - 2000

Condecoração de Mário Ruivo

Cavaleiro da Legião de Honra
. Ler o discurso do Embaixador aqui e o respectivo discurso de agradecimento por Mário Ruivo (em francês)

Intervenção na 

Sem comentários: