quarta-feira, 26 de julho de 2006

Biografias - James Lovelock



James Ephraim Lovelock CH, CBE, FRS (Hertfordshire, 26 de julho de 1919) é um pesquisador independente e ambientalista que vive na Cornualha (oeste da Inglaterra). 

A hipótese de Gaia foi sugerida por Lovelock, com base nos estudos de Lynn Margulis, para explicar o comportamento sistêmico do planeta Terra. A Terra é vista, nesta teoria, como um superorganismo. 
Após estudar química e matemática na University of Manchester obteve um cargo no Medical Research Council do Institute for Medical Research em Londres. 
Em 1948 obteve um Ph.D. em medicina no London School of Hygiene and Tropical Medicine. Tem conduzido pesquisas em Yale, Baylor University College of Medicine, e Harvard University. 
Lovelock inventou muitos instrumentos científicos utilizados pela NASA para análise de atmosferas extraterrestres e superfície de planetas. Para Lovelock o contraste entre o equilíbrio estático da atmosfera de Marte (muito dióxido de carbono com pouquissímo oxigénio, metano e hidrogénio) e a mistura dinâmica da atmosfera da Terra é forte indicio da ausência de vida naquele planeta. 
Em 1958 inventou o Detector de Captura de Eletrões, que auxiliou nas descobertas sobre a persistência do CFC e seu papel no empobrecimento da camada de ozono. 

Mais Leituras 
(wiki)

Sem comentários: