terça-feira, 26 de julho de 2005

A sua Câmara Municipal está a desenvolver a Agenda 21?

Na outra posta falei da Agenda 21. Este texto da ASPEA é bem sucinto e muito esclarecedor, para quem não ouviu ainda falar ou não compreende bem os objectivos.


No meu entender era importante inteirar-se bem se a autarquia está ou não desenvolver a Agenda 21 e quais os dossiers em consulta pública ( nomeadamente PDM, Planos de Pormenor e mapas de ruído) e com esses elementos votar nestas autárquicas com consciência ecológica.

Nesta altura de arranque das campanhas autárquicas, há cerca de 50 câmaras municipais envolvidas na Agenda 21.Portanto ainda são poucas.


Contudo a Agenda local 21 não tem que ser promovida apenas pelas Câmaras Municipais, podem freguesias ou mesmo ONG's ou grupos de cidadãos dar origem a processos de Agenda Local 21. Um dos primeiros passos é identificar quais as situações em que é necessário alterar práticas por forma a obter resultados que sejam favoráveis à sustentabilidade, ou seja que dê respostas no âmbito económico e social tanto como no campo ambiental. Nada melhor que começar por inquirir sectorialmente os interessados (os agentes económicos, as ONG, os utentes de seviços, as hierarquias desses serviços, etc..) por forma a ter um panorama da situação e identificar os pontos fortes e fracos do estado de desenvolvimento da área para onde se desenvolve a Agenda local 21. Depois é necessário identificar se os objectivos traçados vão de encontro às aspirações e necessidades locais e para isso é necessário fazer fluir a informação.
Obrigado Joaquim Ramos Pinto,Carlos Moura, Fidelis Paixão, Rosmari Lazarini e Jacqueline Guerreiro.

Sem comentários: