segunda-feira, 25 de julho de 2005

O País num pasto de chamas

Primeiro era apenas a Natureza e alguns ajustes de contas, até mais ou menos os finais dos anos 80 ( alguém me corrija, se estiver errado).

De seguida os fogos postos: primeiro os pirómanos, depois eram os madeireiros, mais recentemente os interesses imobiliários e seus representantes.



Mas o problema é exactamente este: a salvaguarda da floresta - riqueza ecológica, paisagística e económica do país - não pode estar à mercê de abnegados voluntaristas que «fazem o que podem». Preferia abnegados «mercenários» que «fazem o que devem». Isto é, preferia profissionais - a ganharem bem, a serem bem treinados e equipados, a poderem ser responsabilizados e a serem elogiados - não por serem voluntariosos, mas sim por serem eficazes e eficientes no combate às chamas. (via Estrago da Nação, Farpas Verdes CCLXI, Domingo, Julho 24, 2005)


Depois outra questão não tão nova mas importante: o povoamento e cresciemnto urbano que queremos.Isto é, estão os incêndios a chegar às casas ou as casas é que estão a "chegar" aos incêndios?

É um ano de seca grave, mas mesmo assim, devem ser feitos estudos disso.

O que não é novo é que ainda não se faz um apuramento efectivo das responsabilidades e prisão dos que ateiam os fogos.A incompreensão e insensibilidade dos vários governos em fazer uma politica estratégica genuína para a floresta e habitantes de areas florestais.Depois este mundo neoliberal, altamente lesivo para o mundo rural.

Depois a grande quantidade de pequenos proprietários , muitos terrenos que estão devolutos e a desertificação que impede uma gestão florestal mais eficaz e uma mudança urgente dos comportamentos:o laxismo, as intrigas entre vizinhos, o foguetório, as beatas,etc.

Têm-se feito estudos de recuperação das áreas florestais, os meios de combate e prevenção dos fogos existem, mas muitos projectos estão nas gavetas.

Julgo que a solução para a calamidade dos incêndios seria uma visão estratégica do mundo rural,com um ordenamento do território verdadeiramente sentido e respeitado por todos os portugueses e um promoção mais a fundo das orientações da Agenda 21.


OUTROS DEPOIMENTOS INTERESSANTES:

Acabar com os Incêndios Florestais! ( um texto de forte indignação- via Editorial)

Sem comentários: