quarta-feira, 13 de julho de 2005

Elogio da energia metabólica


Não desespere....Por vezes os tempos de crise são tempos de reajustar prioridades e optar, reagindo através de escolhas saudáveis e mais económicas.

Estamos civilizacionalmente num ponto de viragem, sem dúvida. O nosso País por maus governos não preparou reformas inadiáveis e a conjuntura mundial para recuperar não é certamente a melhor para nos exigirem sacríficos. No entanto, já pensou?

1º Tem a energia metabólica (vulgo pedantes) e a energia psicológica para superar e optar...no início custa- aquele vizinho/colega de trabalho que habitualmente o vê de carro...e sem fazer zangar o patrão. Traz imensas compensações: é imensamente mais económico e é sempre renovável- bastando estar bem alimentado- aqui pode e deve ser mais seletivo e ser um consumidor mais exigente e atento. Com a energia metabólica pode fazer passeios salutares e um convívio mais próximo com quem gosta mais: filhos, esposa/marido, amigos. Pode repensar nas opções de compras mais perto de casa e é muito mais saudável;

2º.Tem e deve exigir melhores transportes públicos; basta antecipar um pouco as tarefas diárias, mas poupa esforço e preocupações de filas de trânsito. Pode ler aquele livro que há muito tempo não lia, descobrir faces da cidade que desconhecia. Pode encontrar aquele amigo que há muito tempo não o via. No metro pode levar a sua bicicleta.

3º.E tem a bicicleta. Deve exigir pistas próprias. Mas com certeza que esse gostinho do vento e um pouco de exercício físico recompensam a aventura nas nossas cidades.

Sabia que já há bicicletas com pequeno motor eléctrico auxiliar, com bateria que pode ser recarregada com pequenos aerogeradorescolocados nos telhados, ou os recentes motociclos a hidrogénio, através de célula de combustível?


Podemos estar deprimidos, mas há povos em piores situações e há muita injustiça no mundo por causa de multinacionais e da petróleodependência.
Não nos enganemos: só a redução é ambientalmente sustentável e o melhor caminho para a Paz.

Sem comentários: