domingo, 26 de junho de 2005

Os Telemóveis são inócuos?


Prometo não ficar calado em relação aos IRRITANTES telemóveis...já não basta estragarem o OPEN AIR com radiações e ruídos, contaminarem os solos e rios, como até as operadoras de telemóveis já partem à conquista também do espaço sideral, quando há pouco tempo recebi um SMS invasivo da Vodafone promovendo o ALL STARS no próximo 2 de Julho!!!
As operadoras em poucos anos transformaram-se numa indústria com capitais galopantes e estão a expandir-se, como uma teia, noutros negócios, nomeadamente futebol, acções, banca e publicidade e cujos interesses não estão apenas ao serviço da comunicação entre pessoas.
Curiosamente e porque muitos alunos usam telemóvel, em que surgem situações de abuso e as escolas vêm-se obrigadas a impor regras dentro da sala de aula, mais uma vez foi o tema de um pequeno debate com os meus alunos acerca das vantagens / desvantagens da tecnologia do telemóvel, durante a Semana Cultural na minha escola.
Entretanto, depois de os esclarecer que já há estudos que relacionam o efeito das radiações dos telemóveis para a saúde, que é necessário um uso ecológico do mesmo e que é necessário estar muito atento à publicidade e às clausulas contratuais- pois os nossos adolescentes causam frequentemente grandes rombos no orçamento doméstico de muitas famílias - surgiram dúvidas muito interessantes sobre a reutilização/ reciclagem dos telemóveis e às quais não tinha bem a certeza da resposta e prometi-lhes esclarecê-las. Contudo, desde já asseguro que o melhor é não usar nem comprar telemóvel...se já tiver um, uso-o poucas vezes.( próximo post).

Sem comentários: