domingo, 13 de março de 2005

Quando me tornei preocupado com as questões ambientais...

Até aos meus treze anos - estamos a falar em 1979- era uma criança que adorava estudar, ler todos os livros que aparecessem à frente, brincar e o meu mundo era dividido entre a escola, os amigos da bola e do pião, catequese e a família. Quando tinha onze anos ouvia falar de cinema., de filmes fantasticos cheios de acção espelhados num grande ecrã e um som e imagem mil vezes superior ao da televisão ( ainda era a preto e branco a de lá de casa). A curiosidade foi aumentando até que de tanto insistir com a minha mãe, deixou-me ir finalmente ao cinema ver um filme com um primo meu mais velho, porque era um filme para maiores de 18 anos. Como era alto facilmente passava por um jovem dessa idade. Apocalypse Now era o nome do filme. A sua história completamente coesa e frontal contra a guerra e a música incisiva dos Doors, de tão estranha quanto apixonante, mudaram-me definitivamente a minha forma e atitude na vida. Na escola debati o filme com uma professora de Geografia, muito dedicada e pronta a responder a muitas dúvidas que assaltavam-nos e disse-me que a guerra era o contrario da humanidade e que esta deveria estar mais voltada para a Natureza, antes que fosse tarde. E agora pergunto a si: que filme ou exposição ou momento da sua vida mudou a sua maneria de ver o mundo e de ter vontade em proteger a Natureza? 


Apocalypse Now é um filme épico de guerra norte-americano de 1979 dirigido por Francis Ford Coppola e escrito por John Milius. Estrelado por Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen, o enredo sobre a Guerra do Vietnam segue a história de seu personagem central, o oficial das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos Capitão Benjamin Willard, do Comando de Assistência Militar, numa missão para matar o renegado e presumido insano Coronel Walter E. Kurtz, das Forças Especiais. Kurtz, no passado um soldado brilhante, aparamente enlouqueceu e comanda seu próprio exército como um semideus. Análises de críticos vem discutindo se o filme é pró ou antiguerra com suas imagens de destruição da natureza, além da brutalidade sem propósito e a supremacia norte-americana; os efeitos que a guerra é capaz de causar na mente humana.Wikipedia

Sem comentários: