quinta-feira, 25 de novembro de 2004

Biografias - Avelar Brotero: o primeiro botânico a publicar, em 1804,a Flora Lusitânica


Félix de Avelar Brotero (Santo Antão do Tojal, Loures, 25 de Novembro de 1744 — Belém, Lisboa, 4 de Agosto de 1828) foi um botânico português. Ler toda a biografia aqui.

Em sua homenagem foi fundada a Sociedade Broteriana, agremiação científica que através do seu Boletim teve grande importância no desenvolvimento da Botânica em Portugal. Foi um dos grandes cientistas da sua época e deixou o nome associado a algumas famílias de plantas. Em 1789, publicou a sua primeira obra Compendio de Botannica ou Nocoens Elementares desta Sciencia que formou a base da terminologia botânica portuguesa. Em 1804 publicou a Flora Lusitânica sem qualquer subsídio do Estado. Nesta obra identificou cerca de 1800 espécies, muitas delas desconhecidas até então.

Avelar Brotero estudou medicina pela Universidade de Reims. Foi nomeado professor de Botânica e Agricultura na Universidade de Coimbra em 1791, e nessa qualidade passou a dirigir o Jardim Botânico.

Em 1820 foi eleito deputado às Cortes Constituintes pela Estremadura. Depois de ter assistido aos trabalhos legislativos durante 4 meses, pediu dispensa que lhe foi concedida.
Adaptado do wiki


Ligações externas

Sem comentários: