segunda-feira, 2 de agosto de 2004

José Afonso - Cantautor, é uma figura ímpar da Revolução

Monumento em homenagem a Zeca Afonso, em Grândola

José Afonso nasceu em Aveiro no dia 2 de Agosto de 1929. Depois de uma infância passada entre Portugal, Angola e Moçambique, instala-se em Coimbra, em 1940, para concluir os estudos. Começa a cantar serenatas e fados, e em 1953 são editados os seus primeiros dois discos, ambos gravados no Emissor Regional de Coimbra da Emissora Nacional.

Em 1956, num período em que já dava aulas, é editado o seu primeiro EP, Fados de Coimbra. Em 1960, com o seu quarto disco, é lançado o EP Balada do Outono, que José Afonso irá cantar no seu último concerto no Coliseu de Lisboa, em 29 de Janeiro de 1983.

Conta a biografia disponibilizada no site da Associação José Afonso que «em Maio de 1964, José Afonso actua na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, onde se inspira para fazer a canção "Grândola, Vila Morena"». Esta música viria a ser usada, em 1974, como senha do Movimento das Forças Armadas (MFA), para a Revolução dos Cravos.

Depois de ser expulso do ensino oficial, em 1968, José Afonso dedica-se mais à música, lançando, entre outros, os discos Traz Outro Amigo Também (1970), Cantigas de Maio (1971) e Eu Vou Ser Como a Toupeira (1972). Em plena ditadura, as gravações destes álbuns foram feitas noutros países europeus.
Em 1973, a repressão continua a fazer-se sentir, com muitas sessões a serem proibidas pela PIDE/DGS. Em Abril, José Afonso é preso e passa 20 dias na prisão de Caxias, onde escreve «Era Um Redondo Vocábulo». Em Dezembro, na cidade de Paris, é lançado o álbum Venham Mais Cinco, no qual também participa José Mário Branco.

Nas vésperas da Revolução, a 29 de Março de 1974, actua no Coliseu de Lisboa, juntamente com Adriano Correia de Oliveira, José Jorge Letria, Manuel Freire, José Barata Moura, Fernando Tordo, entre outros, que terminam o concerto com «Grândola, Vila Morena». A PIDE/DGS proibira que fossem cantadas outras músicas, como «Menina dos Olhos Tristes» e «A Morte Saiu À Rua». O álbum Coro dos Tribunais, gravado em Londres, é editado também nesse ano, com a direcção musical de Fausto.

Após a Revolução, envolve-se activamente no processo revolucionário. A 11 de Março de 1975, dia em que foi derrotado um golpe militar contra-revolucionário, José Afonso cantou no RALIS para os soldados. Ainda na década de 1970, lança os álbuns Com As Minhas Tamanquinhas (que conta com a participação de Quim Barreiros), Enquanto Há Força (com vários artistas, como Rão Kyao, Adriano Correia de Oliveira e Sérgio Godinho) e Fura Fura (com Júlio Pereira e Trovante).

Volta a Coimbra em 1981 e lança o álbum Fados de Coimbra e Outras Canções. Em Dezembro de 1983, lança o álbum Como Se Fora Seu Filho, e volta a ser integrado no ensino oficial. Em 1985, lança o seu último álbum, Galinhas do Mato.

A 23 de Fevereiro de 1987, na sequência de doença prolongada, morria um dos músicos mais acarinhados pelo povo português. No funeral de Zeca estiveram presentes mais de 30 mil pessoas.

Todas as postagens de Zeca Afonso no Bioterra.
Página Oficial AJA
Wikipedia: José Afonso

Sem comentários: