quarta-feira, 7 de julho de 2004

The Cave, por Steve Reich


Apresentação de Steve Reich
Por Jorge Lima Barreto

Steve Reich é um compositor americano nascido em 1935. Estudou filosofia na Universidade de Cornell (1953-57) e composição na Julliard School (1958-61) e no Mills College (1962-63) tendo sido aluno de, entre outros, Darius Milhaud e Luciano Berio. Trabalhou em S. Francisco no Tape Music Center, de 1964 a 65 e fundou o seu próprio estudio em Nova Iorque onde, desde 1965, começou a dar concertos com o seu próprio Ensemble. Recorria a ostinati, com grande economia de meios. Partia da conclusão da música electrónica de que com dois ou mais gravadores em desfazamento temporal produziam uma estrutura musical típica (deu o nome de phasing a este processo). Assim tornou-se numa das principais figuras da Música Minimal Repetitiva, criando trabalhos para o seu grupo com uso progressivo de instrumentos de percussão e, após uma visita ao Gana, iniciou tournées mundiais.
Inicialmente, e sem nunca ter abandonado a ideia, trabalhou com música para tape (uso político-social de vozes gravadas e manipuladas). Foi igualmente uma das principais figuras da Vídeo Música.

Obras sublimes, poéticas, texturas de repetição modal, extrema delicadeza na concepção rítmica e trabalhos encantatórios para pequenos grupos orquestrais ou instrumentos de solo.
Hoje é considerado um avatar da Nova Música Minimal Repetitiva e a sua influência estende-se, diáfana, em todos os círculos vanguardistas.

Sobre a Peça do vídeo (The Cave)
Trata-se de uma ópera, de 1993, que explora as raízes comuns do judaísmo, cristianismo e islamismo.

Sítios sobre Steve Reich
Uma bela homenagem à infância espiritual de grande parte do nosso ecos humano.

Sem comentários: