quinta-feira, 10 de junho de 2004

Poluição interior- uma notícia, o que é, causas e efeitos



Poluição Interior
Por RICARDO GARCIA
Domingo, 18 de Janeiro de 2004

Casas escondem perigos ambientais

O que mais impressionou naquele caso foi o facto de ter morrido uma criança. Uma vida encurtada ao mínimo, perdida por algo que poderia ter-se evitado. Quando chegou ao hospital Garcia de Orta, em Almada, o menino já estava morto, vítima de uma intoxicação por monóxido de carbono causada por um esquentador. A mãe, em muito mau estado, nem sequer compreendia o que os médicos lhe diziam. O pai, por sua vez, padecia tanto da intoxicação como da ironia trágica de ser, ele próprio, montador de aparelhos de gás.

Essa ocorrência, em Junho de 1998, mudou a rotina do hospital. "Aquilo causou-nos muita impressão e fez-nos estudar o assunto", relembra a médica Paula Azeredo, responsável pela urgência pediátrica. Através de dados do Instituto Nacional de Estatística, os médicos concluíram que, entre 1993 e
1997, o monóxido de carbono fora responsável por 70 por cento das mortes por inalação de gases entre crianças e jovens até aos 19 anos.

Mas esta era apenas a ponta do "iceberg". A inalação de monóxido de carbono começa por causar sintomas comuns, como dor de cabeça, tonturas, náuseas e vómitos. "Parece uma gripe ou uma intoxicação alimentar", diz Paula Azeredo. Por isso, muitos casos passam despercebidos. Nos cinco anos anteriores a Junho de 1998, na pediatria do Garcia de Orta havia registo de apenas 14
intoxicações. Mas quando o hospital começou a prestar mais atenção a este tipo de situações, que se despistam com um simples teste do balão, a verdadeira dimensão do problema tomou forma. Desde aquela data, o número de casos identificados saltou para mais de uma centena, cinco dos quais foram
fatais para crianças.

O que estes dados revelam é que qualquer pessoa, especialmente uma criança, está sujeita a tantos ou mais riscos de natureza ambiental dentro de casa do que fora. No entanto, só muito lentamente, através de pistas dispersas, é que se vai tomando nota da realidade nacional nesta matéria.

A prevalência da asma, por exemplo, está a aumentar no país, sobretudo nas regiões de Lisboa e Porto (ver texto nestas páginas). Uma das explicações possíveis para isso está no facto de as pessoas passarem cada vez mais tempo dentro de casa, onde a exposição à poluição e aos alergénios é maior. "Isto
muito provavelmente tem a ver com hábitos interiores", avalia José Rosado Pinto, director do Serviço de Imunoalergologia do Hospital D.Estefânia, em Lisboa.

Uma estimativa bastante citada diz que os europeus passam 90 por cento do tempo em ambientes fechados. Quem acredita que Portugal, beneficiado pelo clima, tem uma situação diferente, está enganado. Em Ferreira do Alentejo, em plena calma alentejana, mais de metade das crianças até aos 14 anos passam pelo menos 17 horas por dia dentro de casa, segundo os resultados nacionais do inquérito "Habitação e Saúde", realizado pela Organização Mundial de Saúde em oito países europeus.

Outro inquérito, realizado no âmbito do ISAAC, um estudo mundial sobre asma e alergias na infância, revela que 94 por cento das crianças com 13/14 anos que vivem em Lisboa vêem pelo menos uma hora de televisão por dia, 58 por cento assistem no mínimo a três horas de TV e 23 por cento - quase uma em
cada quatro - passam mais de cinco horas imóveis diante do ecrã.

Com tanto tempo dentro de casa, qualquer pessoa fica mais susceptível aos riscos próprios do ambiente interior. E a lista de potenciais perigos é longa. Aparelhos de gás, lareiras e braseiras lançam poluentes no ar - a começar pelo monóxido de carbono, que pode matar ou deixar sequelas para sempre. Móveis, carpetes, solventes e tintas também contribuem, com a emissão de compostos orgânicos voláteis tóxicos. Animais domésticos são fontes de alergénios. No topo da lista está o fumo do tabaco, que combina um pouco de tudo o que há de mal nos poluentes de interior.

Os fungos, que proliferam com a falta de ventilação, também têm efeitos nefastos. Da mesma forma, os produtos de uso corrente numa casa representam um risco significativo. E, neste aspecto, o crescente número de chamadas para o Centro de Informação Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergência
Médica, é um sintoma de que a realidade dos tóxicos dentro das habitações é bem maior do que se imagina.

Nada disto é virtual. Pelo contrário, são perigos concretos, que aumentam a possibilidade de acidentes, de intoxicações, de males respiratórios, de cancro. Preocupada, a Organização Mundial de Saúde chegou a aprovar, em 2000, uma declaração dos "Direitos ao Ar Interior Saudável".

Curiosamente, o problema da poluição interna tem-se tornado mais contundente com a melhoria da qualidade das habitações. Há três ou quatro décadas, o ar entrava e saía mais facilmente das casas, pelas frinchas das janelas, por baixo das portas, pelas grandes chaminés das cozinhas. Passava-se frio, mas havia mais ventilação.

Hoje, uma casa "boa" tem caixilhos estanques, que não deixam passar nada, mas nem sempre dispõe de ligações alternativas com a atmosfera exterior.
"Melhoraram-se os componentes, mas não se melhoraram os mecanismos de admissão do ar", afirma João Carlos Viegas, chefe do Núcleo de Componentes e Instalações, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. E quando a permeabiliade do ar é reduzida, acrescenta, isso pode trazer problemas em termos do que se respira no interior.

Abrir as janelas é sempre uma boa forma de ventilação. Mas não basta, mesmo porque, em determinadas alturas, colide com as necessidades de conforto e de poupança de energia. Para João Carlos Viegas, a solução tem de ser concebida de raiz, através de projectos próprios para as novas habitações. "A ventilação tem de ser pensada por quem entende do assunto. Não pode ser improvisada", avisa.

Para já, no entanto, ninguém é obrigado a fazer tais projectos. Da mesma forma, não há qualquer legislação para a qualidade do ar interior. Tudo o que existe, em termos de poluição atmosférica, refere-se aos espaços abertos. Nesse campo, conseguiram-se importantes vitórias. Nos países desenvolvidos, o ar que se respira na rua é hoje incomparavelmente mais limpo do que há apenas algumas décadas. Nos anos 50, morria-se, e muito, com o coquetel de poluentes presente nos nevoeiros que envolviam grandes cidades, como Londres ou Los Angeles.

Em termos de legislação, algumas novidades poderão ser introduzidas, em Portugal, com a revisão do Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios, que está em curso. Ao mesmo tempo, o Governo tem há um ano na gaveta uma proposta de criação de um Regime da Qualidade do Ar Interior, que se destina, porém, apenas a edifícios não-residenciais, com ar climatizado.

Mesmo que haja avanços legais neste domínio, o que se passa no interior das quatro paredes de uma habitação continuará, por natureza, impossível de ser fiscalizado. Quando se trata da poluição exterior, é fácil apontar o dedo ao Estado ou a uma fábrica. Mas dentro de casa a responsabilidade fica nas mãos do próprio cidadão.

Sem comentários: