domingo, 18 de abril de 2004

Terra de Cinfães, Vilar de Arca e Montemuro



Atraído pelo bonito livro " Arca de Flores" de Paulo Bateira, fui conhecer a região de Cinfães.
O MELHOR

1. A cidade de Cinfães é muito agradável. Há um nicho muito interessante de casas em xisto antigas próximo da Câmara. As pessoas são acolhedoras e simpáticas. A descida até ao Porto Antigo merece bem uma visita. Além da espectacular paisagem, apreciei a presença de oliveiras misturadas com os carvalhos.

2. A Associação de Defesa do Vale de Bestança mostra como é possível preservar um espaço natural, com o mínimo impacto do Homem. O Vale de Bestança é de facto muito belo.

3.A serra granítica de Montemuro.

4. Quando cheguei a Vilar de Arca compreendi a voz e o apelo de Paulo Bateira. Constitui, de facto a aldeia em que a "gente encontra ninhos em cada peito e aves em cada ramo" ( Guerra Junqueiro). Situada a uma altitude de 900m, fértil e com uma perspectiva das serranias muito ampla e a tocar os céus. Está a necessitar de algumas intervenções de recuperação urgentes - particularmente os bonitos espigueiros.

O PIOR

1.Os montes entre Castelo de Paiva e Nespereira, que estão pejados da monocultura do eucalipto!!

2. A estrada 222, do Porto Antigo até à barragem de Carrapatelo está em obras e, segundo informação de pessoas residentes na localidade, foram já abatidas árvores centenárias que nada estorvavam nessas obras, pressupondo-se, portanto, que tinham "o destino marcado" por interesses madeireiros.

Fui alertado (e alerto quem possa intervir) de que há intenção de se proceder ao abate de mais árvores, frondosas e muito antigas, nessa estrada. Essas árvores já se encontram "marcadas"...provavelmente para o mesmo fim. Já enviei esta informação à Quercus.

3. Uma grande lixeira e uma estação de gasolina no meio da Serra de Montemuro!!  É lamentável!

4. O ruído e a fealdade das eólicas instaladas ao lado da Aldeia Vilar de Arca.

Sem comentários: